Líderes do sudeste asiático iniciam cúpula em meio a rivalidades entre potências

Publicado em 12/11/2020 15:53

LOGO REUTERS

Por James Pearson

HANÓI (Reuters) - Líderes do sudeste asiático iniciaram nesta quinta-feira uma cúpula multilateral na qual devem abordar as tensões no Mar do Sul da China e tratar de planos para uma recuperação econômica pós-pandemia em uma região na qual a rivalidade entre os Estados Unidos e a China vem aumentando.

Até agora, a Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) não foi "arrastada para o turbilhão" destas rivalidades e desafios ao sistema internacional multilateral, disse o primeiro-ministro do Vietnã, Nguyen Xuan Phuc, nos comentários de abertura da 37ª Cúpula da Asean em Hanói.

"Três quartos de um século se passaram desde o final da Segunda Guerra Mundial. A paz e a segurança mundiais, porém, ainda não são verdadeiramente sustentáveis", disse Phuc, cujo governo ocupa a presidência do bloco de 10 membros.

A cúpula virtual também inclui reuniões entre a Asean e China, Índia, Japão, Coreia do Sul, Austrália e EUA.

Terão destaque na pauta as tensões no Mar do Sul da China, onde navios chineses têm se envolvido periodicamente em atritos com embarcações do Vietnã, da Malásia e da Indonésia agora que Pequim tenta impor suas reivindicações territoriais na rota marítima disputada.

O premiê chinês, Li Keqiang, prometeu que seu país "continuará a trabalhar com países da Asean no caminho do desenvolvimento pacífico para preservar a paz e a estabilidade na região".

(Reportagem adicional de Phuong Nguyen and Neil Jerome Morales em Manila)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário