Ataque ao STF no Sábado foi "cena absurda" e não conta com apoio do governo, diz Maia

Publicado em 16/06/2020 15:47

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), classificou nesta terça-feira como "absurdas" e "lamentáveis" as cenas de disparos de fogos de artifício contra o Supremo Tribunal Federal (STF).

Maia avaliou que os ataques "certamente" não contam com o apoio do governo e lembrou que o presidente Jair Bolsonaro, que já prestigiou manifestações antidemocráticas --tendo, inclusive, discursado em uma delas-- tem tomado o cuidado de não comparecer mais a atos do tipo.

Alvo frequente de protestos de militantes do governo, Maia avaliou que uma coisa é apoiar manifestações democráticas, em que as pessoas critiquem instituições. Outra coisa, argumenta o deputado, são atos de vandalismo.

No sábado, o grupo 300 pelo Brasil invadiu área restrita do prédio do Congresso Nacional e lançou fogos de artifício contra o edifício do Supremo.

Na segunda-feira, a ativista Sara Winter e outros cinco integrantes do grupo liderado por ela foram presos temporariamente no âmbito de um inquérito que investiga a organização de atos antidemocráticos a favor de uma intervenção militar, do fechamento do STF e do Congresso Nacional.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    O presidente da Câmara dos Deputados esquece de fatos recentes.

    Mas vamos aos pontos:

    Mandar a policia federal confiscar celular e outros aparelhos de deputado federal, isso pode?

    Cuidado "cara-pálida" você tem uma capivara solta nos quintais do STF. Será você amanhã?

    Esse jogo de "faz-de-conta" é próprio de personagens que sentam em cima do próprio rabo. Enfim o legislativo vem de longa data sendo a vidraça da vez do STF e, todo mundo treme quando os "11 do Brumário" olham para as "metades do ovo" (a forma concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer).

    POR QUE SERÁ ?

    7
  • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

    Quando o MST atacou literalmente o STF, em 2016, quais providencias foram tomadas?

    5
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Aos amigos tudo, menos a lei. Aos inimigos nada, nem a lei... Eis o lema do STF.

      7
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Sr. Guilherme, o MST é uma entidade inimputável pois não possui CNPJ. Essa é mais uma herança dos governos progressistas, que gestaram essa massa de manobra para atingir seus objetivos escusos. ... Quantos ataques filmados contra propriedades particulares e prédios públicos que não foram responsabilizados, com julgamento e sentença. ... O prédio da Câmara dos Deputados já foi várias vezes palco de depredações desse "movimento social" e, qual foi a sentença. ... Os pagadores de impostos arcaram com as despesas dos prejuízos materiais e, dos processos administrativos e judiciais. Sim, pois todo esse circo que as autoridades fazem tem um custo e, segundo consta é altíssimo. Mas, sem resultado prático e, nós ficamos assistindo essas firulas, desde sempre, pagando sem poder contestar, essa vergonha!

      1
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Manifestantes ateiam fogo no prédio do Ministério da Agricultura...

      https://revistacafeicultura.com.br/?mat=64561&fbclid=IwAR0Xf64uBkgSl73x5B5_RF5qFZtAOaYD-P57m3VOF6LIHdgvmAqDrGjxW78

      2
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      https://revistacafeicultura.com.br/?mat=64561&fbclid=IwAR0Xf64uBkgSl73x5B5_RF5qFZtAOaYD-P57m3VOF6LIHdgvmAqDrGjxW78

      2
    • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

      Perguntas retóricas... o MST não existe oficialmente, mas seus membros sim, assim como as pessoas que foram presas por criticar o STF.

      2
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Muito bom Guilherme, é exatamente isso, e parece que muita gente aqui está em negação, não quer ver a realidade e acham que nunca pode acontecer com eles. Não entendem a situação.

      3
    • Augusto Mumbach Goiânia - GO

      Bolsonaro ocupa um cargo que não lhe permite tomar posições contra as instituições. E ele não o fará. E está certo em agir assim. Mas nós somos o povo. Podemos nos manifestar como bem entendermos. Fora STF. Por que não? Fora Legislativo. Por que não? As pessoas estão com muitos pruridos em relação à Teoria dos 3 Poderers. Ora, a prática está sendo outra... O que temos são Lordes eleitos (legislativo) e Lordes nomeados (judiciário). Cuja única preocupação é continuar Lordes, manter e aumentar seu poder e suas mordomias. O resto é retórica e teoria bonitinha e fofa... Por mim, tirar os porcos do chiqueiro do Judiciário e do Legislativo é uma solução. Mas acabar com o chiqueiro também é uma solução. Por isso. Sim. Fora STF e Fora Câmara e Senado.

      0