França vai mobilizar 100 mil policiais para reforçar bloqueio e manter população em casa
PARIS (Reuters) - A França mobilizará 100 mil policiais para garantir o bloqueio ordenado pelo presidente Emmanuel Macron com o objetivo de conter o surto de coronavírus, disse o ministro do Interior do país nesta segunda-feira, e postos de controle fixos serão instalados em todo o país.
"Fique em casa", disse o ministro do Interior, Christophe Castaner, acrescentando que multas de até 135 euros serão impostas a quem desrespeitar as restrições.
Em um discurso sombrio para o país, Macron disse que a partir do meio-dia de terça-feira (horário local) as pessoas deveriam ficar em casa, com exceções para comprar mantimentos, deslocamentos para o trabalho ou para atendimento médico.
Espanha adota estado de emergência devido ao coronavírus
MADRI (Reuters) - As ruas das cidades espanholas ficaram estranhamente silenciosas nesta segunda-feira, quando o silêncio só era interrompido por alto-falantes da polícia instruindo as pessoas a irem para casa, e os espanhóis passaram seu primeiro dia útil sob interdição decretada por causa da epidemia de coronavírus.
Os 47 milhões de habitantes do país estão sob uma interdição parcial desde a noite de sábado, só tendo permissão de sair de casa para trabalhar, comprar alimento e ir a uma farmácia ou hospital.
Mais de 1 mil soldados foram mobilizados em 14 cidades de toda a nação para ajudar a cumprir a interdição, orientando as pessoas a irem para casa a menos que tenham um bom motivo para estar fora. Especialistas do Exército borrifaram desinfetante nas estações de trem.
"Se os espanhóis levarem as medidas a sério, começaremos a ver resultados em cerca de três a quatro dias", disse o coordenador de emergências de saúde, Fernando Simon, a jornalistas, anunciando que o total oficial de mortes causadas pelo coronavírus subiu para 297 nesta segunda-feira e que há 8.744 casos confirmados de infecção.
A Espanha tem o quarto maior número de casos relatados de coronavírus no mundo, atrás de China, Itália e Irã.
O governo intensificou o isolamento do país mais um grau na tarde desta segunda-feira, quando o ministro do Interior, Fernando Grande-Marlaska, ordenou controles nas fronteiras terrestres.
Só espanhóis, estrangeiros que moram na Espanha, diplomatas, trabalhadores que atravessam a divisa e pessoas que podem justificar uma exceção de emergência poderão ingressar, disse.
Apoio fiscal da UE contra vírus chega a 1% do PIB, garantias serão de 10% do PIB--comunicado
BRUXELAS (Reuters) - Os ministros das Finanças da zona do euro disseram nesta segunda-feira que o bloco até agora implementou um impulso fiscal no valor de 1% de seu Produto Interno Bruto (PIB) para ajudar a economia a lidar com os efeitos da epidemia de coronavírus e prometeu fazer mais, se necessário.
"Até agora, decidimos por medidas fiscais de cerca de 1% do PIB, em média, para 2020 a fim de apoiar a economia", afirmou um comunicado conjunto divulgado ao final de uma videoconferência.
"Até agora, nos comprometemos a fornecer facilidades de liquidez de pelo menos 10% do PIB, consistindo em esquemas de garantia pública e diferimento de pagamentos de impostos", acrescentou o comunicado.
"Esses números podem ser muito maiores daqui para frente", acrescentou.
0 comentário
Milei, da Argentina, atua como substituto de Trump na cúpula do G20 no Rio
Dólar sobe ante real após escalada do conflito entre Rússia e Ucrânia
Taxas de juros a partir de 2026 caem enquanto mercado espera por pacote fiscal
Estamos prontos para apoiar a Argentina, diz chefe do FMI após reunião com Milei
Ações caem com investidores em busca de segurança em meio a preocupações geopolíticas
Distribuidores de aços planos vendem 3% mais em outubro, diz Inda