Wall St tem forte queda e empresas do S&P 500 perdem US$ 2 tri em valor de mercado

Publicado em 16/03/2020 12:34

LOGO REUTERS

As empresas do S&P 500 perdiam mais de 2 trilhões de dólares em valor de mercado nos primeiros poucos minutos de negociação nesta segunda-feira, com investidores entrando em pânico com os crescentes danos causados pela pandemia de coronavírus na economia global.

As negociações nos três principais índices de ações dos Estados Unidos foram interrompidas por 15 minutos na abertura, a terceira pausa em seis dias, já que o índice de referência S&P caiu 8% e provocou uma suspensão automática.

Um corte acentuado nos juros norte-americanos pelo Federal Reserve, para quase zero, aumentava o alarme, enquanto os operadores temiam que a pandemia estivesse paralisando as cadeias de suprimentos e apertando as finanças da empresa.

As ações do setor financeiro --sensíveis ao cenário para taxas de juros-- caíam 12,6%, liderando as quedas nos principais setores do S&P.

As ações de energia acompanhavam um tombo de 10% nos preços do petróleo, enquanto o índice que segue papéis de tecnologia também caía 10%.

"Os mercados estão assustados com a emergência dos bancos centrais em entrar e acrescentar bilhões de dólares em liquidez", disse Peter Cardillo, economista-chefe de mercado da Spartan Capital Securities.

Apple, Amazon.com e Microsoft perdiam quase 300 bilhões de dólares em valor de mercado. O índice de volatilidade VIX, termômetro do medo de Wall Street, saltava 17 pontos, para 75,10.

Às 12:00 (horário de Brasília), o índice Dow Jones caía 8,4%, a 21.239 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 7,49644%, a 2.508 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuava 7,78%, a 7.263 pontos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário