OMC dá perspectiva sombria para comércio global e vê ameaça de vírus
O crescimento do comércio global de mercadorias deve permanecer fraco no início de 2020, disse nesta segunda-feira a Organização Mundial de Comércio (OMC), acrescentando que o desempenho abaixo da tendência pode ser reduzido ainda mais pelo novo coronavírus.
O órgão comercial com sede em Genebra disse que seu indicador de comércio de mercadorias caiu para 95,5 ante leitura de 96,6 registrada em novembro. Leituras inferiores a 100 indicam crescimento do comércio abaixo das tendências de médio prazo.
A OMC disse que o novo número não leva em consideração os desenvolvimentos mais recentes, como o surto do novo coronavírus, que pode diminuir ainda mais as perspectivas do comércio.
O comércio mundial de mercadorias caiu 0,2% ano a ano no terceiro trimestre de 2019, informou a OMC, com uma possível retomada no quarto trimestre.
No entanto, seus novos dados indicaram que essa recuperação não será sustentada, com um declínio agora parecendo provável no período de janeiro a março de 2020.
O indicador de perspectivas comerciais da OMC é um composto de dados sobre pedidos de exportação em pesquisas de negócios, frete aéreo, transporte de contêineres, produção e vendas de automóveis e comércio de componentes eletrônicos e materiais agrícolas, principalmente madeira.
Ele foi projetado para identificar pontos de virada e avaliar o ímpeto do crescimento do comércio global, em vez de fornecer uma previsão específica de curto prazo.
0 comentário
Dólar se reaproxima dos R$6,20 com temor fiscal e exterior; BC não atua
Índice europeu STOXX 600 sobe com impulso da Novo Nordisk no início da semana de Natal
Zelenskiy diz que Coreia do Norte pode enviar mais soldados e equipamento para Rússia
Wall Street opera sem direção comum em início da semana com feriado
Ibovespa recua com pacote fiscal ainda no radar antes de fechar para o Natal
Dólar sobe mais de 1% no início da sessão acompanhando exterior