OMS acelera pesquisa e inovação para responder ao coronavírus
A OMS está convocando um fórum global de pesquisa e inovação para mobilizar ações internacionais em resposta ao novo coronavírus (2019-nCoV).
"Aproveitar o poder da ciência é fundamental para controlar esse surto", disse o diretor geral da OMS, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus. “Existem perguntas para as quais precisamos de respostas e ferramentas que precisamos desenvolver o mais rápido possível. A OMS está desempenhando um importante papel de coordenação, reunindo a comunidade científica para identificar prioridades de pesquisa e acelerar o progresso. ”
O fórum, que será realizado de 11 a 12 de fevereiro em Genebra, é organizado em colaboração com a Global Research Collaboration for Infectious Disease Preparation.
O fórum reunirá os principais atores, incluindo cientistas de renome, bem como agências de saúde pública, ministérios da saúde e financiadores de pesquisas que realizam pesquisas em saúde animal e saúde pública 2019-nCoV e o desenvolvimento de vacinas, terapias e diagnósticos, entre outras inovações.
Os participantes discutirão várias áreas de pesquisa, incluindo a identificação da fonte do vírus, bem como o compartilhamento de amostras biológicas e seqüências genéticas.
Os especialistas se basearão nas pesquisas existentes sobre coronavírus SARS e MERS e identificarão lacunas de conhecimento e prioridades de pesquisa, a fim de acelerar informações científicas e produtos médicos mais necessários para minimizar o impacto do surto de 2019-nCoV.
Espera-se que a reunião produza uma agenda de pesquisa global para o novo coronavírus, estabelecendo prioridades e estruturas que possam orientar quais projetos serão realizados primeiro. "Compreender a doença, seus reservatórios, transmissão e gravidade clínica e, em seguida, desenvolver contramedidas eficazes é fundamental para o controle do surto, reduzir as mortes e minimizar o impacto econômico", disse Soumya Swaminathan, cientista-chefe da OMS.
Isso também acelerará o desenvolvimento e a avaliação de testes diagnósticos, vacinas e medicamentos eficazes, estabelecendo mecanismos para acesso a populações vulneráveis a preços acessíveis e facilitando o envolvimento da comunidade.
“O Projeto de P&D da OMS é uma plataforma global de estratégia e preparação que impulsiona o desenvolvimento coordenado de medicamentos e vacinas antes de epidemias e permite a rápida ativação de atividades de P&D durante epidemias. Ele acelera a disponibilidade de diagnósticos, vacinas e tratamentos e tecnologias que, em última análise, salvam vidas ”, acrescentou o Dr. Michael Ryan, diretor executivo do Programa de Emergências em Saúde da OMS.
Definir prioridades claras de pesquisa global para o novo coronavírus deve levar a investimentos mais eficientes, pesquisa de alta qualidade e sinergias entre os pesquisadores globais.
0 comentário
Galípolo diz que eleição de Trump reduziu previsão de cortes de juros nos EUA
Produção industrial dos EUA cai em outubro sob impacto de greve da Boeing e furacões
Putin diz a Scholz que Rússia está aberta à cooperação energética, diz Kremlin
Ajuste fiscal não será "serra elétrica" em gastos, diz Padilha
Ajuste fiscal vai preservar crescimento da economia, emprego e renda, diz Pimenta
Vendas no varejo dos EUA têm leve alta em outubro