Bolsonaro lança desafio de zerar imposto federal se governadores zerarem o ICMS

Publicado em 05/02/2020 15:32

LOGO estadao

O presidente Jair Bolsonaro reclamou nesta quarta-feira (5) que o governo tem tido problemas com a alta dos preços dos combustíveis e voltou a responsabilizar os Estados. Bolsonaro lançou um desafio para que governadores aceitem mudar a cobrança do ICMS para que ele reduza impostos federais.

"Eu zero o (imposto) federal, se zerar ICMS. Está feito o desafio aqui. Eu zero o (imposto) federal hoje e eles (governadores) zeram ICMS. Se topar, eu aceito. Está ok?", disse Bolsonaro.

Nos últimos dias, um grupo de 23 governadores cobrou o presidente pela redução de tributos federais sobre combustíveis, como PIS, Cofins e Cide.

Bolsonaro afirmou que reduziu o preço do combustível "três vezes nos últimos dias" e que a medida não teve impacto no preço cobrado na bomba. Também voltou a defender mudanças na cobrança do ICMS.

"Problema nós temos. Olha o problema que estou tendo com combustível. Pelo menos a população já começou a ver de quem é a responsabilidade. Não estou brigando com governador, eu quero que o ICMS seja cobrado no combustível lá na refinaria, e não na bomba", disse Bolsonaro. "Eu baixei três vezes o combustível nos últimos dias e na bomba não baixou nada."

Questionado sobre a contrariedade de governadores à proposta, Bolsonaro reagiu: "É lógico que governadores são contra (mudar regra de ICMS), arrecadação, né?".

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Julia Lindner
Fonte:
Estadão Conteúdo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Elvio Zanini Sinop - MT

    GOSTAMOS DA PROPOSTA DO PRESIDENTE 'B O L S O N A R O ' ... ESTAMOS COM O CAMINHO DA VERDADE ; Na Época dos anos 1960 a t´é o fim dos anos 1980; o TRIBUTO SÕBRE MINERAIS ( incluindo petróleo) a Alíquota do I . U . M . Impôsto Único sôbre Minerais sempre foi de 1% ; Voltando a Nossa Nação, deverá entrar na Trilha do Crescimento Sustentável; Devido que O Combustível é sem dúvida a TRAVA do desenvolvimento , por ser o Nosso Brasil dependente de Transporte Rodoviário. e KM rodado custa o tríplo de outras Nações. Tenham pressa????

    6