Chanceler do Irã acusa EUA de violarem acordo da ONU por negarem visto

Publicado em 07/01/2020 17:09

LOGO REUTERS

Por Michelle Nichols

NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, acusou os Estados Unidos nesta terça-feira de violarem seu acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) ao lhe negarem um visto para discursar em uma reunião do Conselho de Segurança em meio à escalada das tensões entre Washington e Teerã.

Uma autoridade dos EUA, que pediu anonimato, disse à Reuters na segunda-feira que Zarif não receberia um visto para comparecer à reunião de quinta-feira. O chanceler confirmou nesta terça-feira que não receberá um visto norte-americano.

"O que sabemos é que o secretário de Estado (Mike Pompeo), em um telefonema ao secretário-geral das Nações Unidas (António Guterres), disse: 'Não temos tempo de emitir um visto para Mohammad Javad Zarif e não emitiremos um visto'", disse Zarif, de acordo com a agência de notícias iraniana semioficial Isna.

"O secretário-geral respondeu dizendo que é direito do Irã participar desta sessão."

Zarif queria acompanhar uma reunião do Conselho de Segurança a respeito do cumprimento da Carta da ONU. A reunião e a viagem de Zarif foram planejadas antes do acirramento mais recente das tensões entre Washington e Teerã.

A reunião do Conselho de Segurança teria dado a Zarif um palanque global para criticar os EUA publicamente por terem assassinado o comandante militar iraniano Qassem Soleimani em Bagdá na sexta-feira.

"Não acho que o secretário Pompeo achou que era a hora certa de o senhor Zarif vir aos Estados Unidos, e sempre que vem a Nova York ele espalha propaganda", disse o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Robert O'Brien, à Fox News nesta terça-feira.

"Acho que ele não terá problema por perder esta reunião", disse, dando a entender que o diplomata poderia participar por telefone ou videoconferência.

Zarif escreveu no Twitter na manhã desta terça-feira: "Do que eles realmente têm medo? Da verdade?"

(Reportagem adicional de Parisa Hafezi)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário