Mercados europeus encerram semana de feriados com novos recordes
Por Medha Singh
(Reuters) - As ações europeias encerraram a semana marcada por feriados com novas máximas nesta sexta-feira, em meio a esperanças crescentes da assinatura, em breve, de um acordo comercial entre Estados Unidos e China, assim como pela divulgação de uma bateria mais recente de dados otimistas chineses, apoiando assim as perspectivas de um crescimento global.
O índice pan-europeu STOXX 600 avançou cerca de 0,2%, enquanto os investidores retornavam do feriado do Natal e do "Boxing Day", diante de relatos de que Pequim estaria em contato próximo com Washington sobre o acordo inicial, logo após o presidente dos EUA, Donald Trump, comentar sobre uma cerimônia formal de assinatura.
O índice de referência, que até o momento avançou mais de 24% neste ano, está a caminho de seu melhor ano desde a crise financeira global, com indicações sólidas sobre um acordo comercial de Fase 1, bem como as esperanças, no fim do último mês do ano, em torno de um processo de Brexit mais suave.
"Em 2020, vemos um nível mais alto de confiança sobre (o acordo comercial e o Brexit)", disse Chris Bailey, estrategista europeu da Raymond James.
Além disso, os dados econômicos da sexta-feira mostraram que, em novembro, os lucros das empresas industriais chinesas aumentaram no ritmo mais rápido em oito meses.
Entre os setores europeus, o índice de serviços financeiros, bens e serviços industriais, produtos químicos e índice de assistência médica alcançaram recordes na sessão intradiária.
0 comentário
Ibovespa recua em dia com noticiário carregado; Vale atenua perda
Ações dos EUA fecham em alta após Fed reduzir juros
Dólar fecha estável em dia de ajustes técnicos e ruídos sobre o pacote fiscal
Taxas de juros curtas sobem após Copom e longas caem sob influência dos Treasuries
Resultado de eleições nos EUA não tem impacto sobre política monetária de curto prazo, diz chair do Fed
Milei, da Argentina, se reunirá com Trump na próxima semana nos EUA