Trump diz que acordo comercial com a China será assinado "muito em breve"
WEST PALM BEACH, Flórida (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no sábado que os EUA e a China iriam "muito em breve" assinar a chamada Fase Um do acordo comercial entre os dois países.
"Acabamos de conseguir um avanço no acordo comercial e iremos assiná-lo muito em breve", disse Trump em um evento do grupo Turning Point USA na Flórida.
A Fase Um do acordo foi anunciada no início do mês como parte de uma iniciativa para encerrar a guerra comercial de retaliações entre as duas maiores economias do mundo, que estremeceu os mercados e atingiu o crescimento econômico global.
Sob o acordo, os Estados Unidos podem concordar em reduzir algumas tarifas em troca de um aumento nas compras chinesas de produtos agrícolas norte-americanos.
O secretário do Tesouro do país, Steven Mnuchin, disse na semana passada que o pacto seria firmado no início de janeiro, dizendo que o documento já havia sido traduzido e passava apenas por uma revisão técnica.
Xi diz que acordo comercial de fase uma China-EUA beneficia ambas as partes e o mundo (Xinhua)
Beijing, 21 dez (Xinhua) -- O acordo econômico e comercial de fase uma entre a China e os Estados Unidos beneficia as duas partes e o mundo inteiro, disse na sexta-feira o presidente chinês, Xi Jinping.
Em uma conversa telefônica com seu homólogo americano, Donald Trump, Xi indicou que os dois países atingiram o acordo de fase uma sobre a base do princípio de igualdade e respeito mútuo.
No contexto de um ambiente internacional extremamente complicado, o acordo beneficia a China e os Estados Unidos, assim como a paz e a prosperidade do mundo inteiro, disse Xi.
Por sua parte, Trump disse que o acordo econômico e comercial de fase uma obtido entre a China e os Estados Unidos é bom para os dois países e para o mundo inteiro.
Ao destacar que os mercados dos dois países e o mundo responderam muito positivamente ao acordo, Trump disse que os Estados Unidos estão dispostos a manter uma comunicação próxima com a China e a esforçar-se para a assinatura e implementação do acordo em uma data próxima.
Xi enfatizou que a cooperação econômica e comercial entre a China e os Estados Unidos fez contribuições significativas à estabilidade e ao desenvolvimento das relações China-EUA e ao avanço da economia mundial.
A economia moderna e as tecnologias modernas integraram o mundo como um todo, o que fez que os interesses da China e dos Estados Unidos estejam mais entrelaçados entre si, disse Xi, acrescentando que as duas partes experimentarão algumas diferenças na cooperação.
Se as duas partes continuarem mantendo a corrente principal da cooperação econômica e comercial China-EUA caracterizada por benefícios mútuos e resultados ganha-ganha e sempre respeitarem a dignidade nacional, a soberania e os interesses fundamentais do outro lado, superarão as dificuldades no caminho para o progresso e impulsionarão suas relações econômicas e comerciais sob as novas condições históricas, para benefício dos dois países e povos, disse Xi.
A China expressa sua séria preocupação com as recentes palavras e ações negativas da parte americana sobre assuntos relacionados a Taiwan, Hong Kong, Xinjiang e Tibet da China, disse Xi.
Xi indicou que o comportamento dos Estados Unidos interferiu nos assuntos internos da China e prejudicou os interesses da China, o que é prejudicial para a confiança mútua e a cooperação bilateral.
A China espera que os Estados Unidos implementem seriamente os importantes consensos obtidos pelos dois líderes em diversas reuniões e conversas telefônicas, deem grande atenção e grande importância às preocupações da China e evitem que as relações bilaterais e as importantes agendas sejam afetadas, disse Xi.
Trump disse que espera manter uma comunicação regular com Xi através de diferentes meios, acrescentando que está confiante em que os dois países podem dirigir corretamente as diferenças e que as relações EUA-China podem manter um desenvolvimento sem contratempos.
Xi disse que está disposto a manter contatos com o Trump através de diferentes meios, a trocar pontos de vista sobre relações bilaterais e assuntos internacionais, e a promover conjuntamente as relações China-EUA sobre a base da coordenação, cooperação e estabilidade.
Os dois chefes de Estado também trocaram pontos de vista sobre a situação na Península Coreana. Xi enfatizou que é imperativo seguir a direção de uma solução política e disse que todas as partes devem se encontrar entre si na metade do caminho e manter o diálogo e o impulso para a mitigação da situação, o qual favorece os interesses comuns de todos.
0 comentário
Dólar recua ante o real com percepção de Copom "firme" e ajuste no exterior
Filipinas confiam na aliança com EUA sob comando de Trump em meio a tensões com China, diz embaixador
Vitória de Trump preocupa parceiros internacionais antes da COP29
Dólar sobe ante o real após decisão do Copom e na espera de medidas fiscais
Presidente do BC da China se compromete a apoiar recuperação econômica
Reuters: Fed cortará juros, mas tem novo cenário a ser decifrado após vitória de Trump