Exportação de petróleo da Arábia Saudia avança 5,8% em outubro, aponta Jodi
As exportações de petróleo da Arábia Saudita avançaram 5,8% e atingiram 7,06 milhões de barris por dia (bpd) em outubro, ante 6,67 milhões de bpd no mês anterior, mostraram dados oficiais divulgados nesta quarta-feira.
Já a produção total de petróleo do país cresceu 1,17 milhão de bpd em outubro, a 10,30 milhões de bpd.
Os estoques da commodity bruta registraram aumento de 15,60 milhões de bpd, para 168,08 milhões de bpd, enquanto o refino doméstico recuou 387 mil bpd, para uma mínima de 34 meses de 2,20 milhões de bpd, apontaram dados da Iniciativa Conjunta para Dados de Organizações (Jodi).
O ministro de Energia saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman, havia dito que a produção de petróleo do país se recuperaria em outubro e novembro, ultrapassando os níveis vistos antes dos ataques ocorridos a instalações de energia do reino em setembro.
No início deste mês, produtores de petróleo, liderados por Arábia Saudita e Rússia, concordaram em cortar o bombeamento do produto em 500 mil bpd adicionais no primeiro trimestre de 2020.
A Arábia Saudita e outros membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) fornecem dados mensais de exportação à Jodi, que os publica em seu website.
(Por Eileen Soreng, em Bangalore)
0 comentário
BC eleva Selic em 0,50 ponto, a 11,25%, e defende que governo adote medidas fiscais estruturais
Índices de ações batem recordes com retorno de Trump à Presidência
Ibovespa tem queda modesta após eleição de Trump; Gerdau dispara
Após pressão trazida por Trump, dólar cai abaixo de R$5,70 no Brasil com fiscal no foco
Expectativa por medidas fiscais faz taxas longas de juros caírem após picos com vitória de Trump
Brasil espera relação civilizada com EUA sob Trump, diz Amorim