BC foi notificado sobre exportações subcontabilizadas, irá rever dados de transações correntes, diz Economia
BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central foi notificado sobre a subcontabilização das exportações brasileiras verificada nos meses de setembro a novembro, afirmou nesta segunda-feira o subsecretário de Inteligência e Estatísticas de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Herlon Brandão, acrescentando que a autoridade monetária irá rever os dados das transações correntes.
O Ministério da Economia informou que, por um erro na transmissão de dados que são compilados para a divulgação da balança comercial, as exportações não vinham sendo devidamente apuradas desde setembro, o que foi corrigido pelo governo.
Com a atualização, as exportações aumentaram em 1,368 bilhão de reais em setembro e 1,345 bilhão de reais em outubro. Na semana passada, a pasta já havia informado que, para o acumulado das quatro primeiras semanas de novembro, havia sido constatada uma subnotificação de 3,775 bilhões de reais nas exportações.
Segundo o diretor de Desenvolvimento do Serpro, Ricardo Jucá, o erro foi humano e causado pelo fato de um funcionário não ter acionado um comando adicional para a leitura de todos os dados.
"Sistema não tem erro, sistema está íntegro", disse Jucá.
(Por Marcela Ayres)
0 comentário
Ações saltam em dia de eleição nos EUA com investidores de olho nos resultados
Ibovespa tem alta discreta à espera de eleição dos EUA e medidas fiscais
Dólar cai ante real enquanto ministros discutem corte de gastos em Brasília
Taxas futuras de juros viram para o negativo após governo antecipar reunião sobre corte de gastos
Ações têm ganhos leves na Europa com eleições nos EUA em foco; Astrazeneca despenca
Ministros se reúnem na Casa Civil para discutir cortes de gastos