Comissão aprova criação da Política Nacional de Agricultura Urbana

Publicado em 01/11/2019 13:18
Objetivo é promover a produção urbana de alimentos, aproveitando áreas ociosas de imóveis urbanos desocupados ou subutilizados

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou o Projeto de Lei 303/19, que institui a Política Nacional de Agricultura Urbana e altera o regime geral dos bens da União (Lei 9.636/98) para permitir o uso de terrenos da União para a prática de agricultura urbana.

O projeto foi aprovado na forma do substitutivo apresentado pelo relator, deputado Carlos Veras (PT-PE), ao texto original do deputado Rubens Otoni (PT-GO), que sugeria a criação de hortas comunitárias para beneficiar pessoas de baixa renda. “O substitutivo amplia o escopo da proposta”, afirmou o relator.

Conforme o texto em tramitação na Câmara dos Deputados, a Política Nacional de Agricultura Urbana deverá promover a produção urbana de alimentos por meio de práticas orgânicas e agroecológicas. Para isso, aproveitará áreas ociosas de imóveis urbanos desocupados ou subutilizados.

Alguns dos objetivos são ampliar a segurança alimentar e nutricional da população urbana em situação de vulnerabilidade social; gerar alternativas de renda e de atividade ocupacional para essa população; e estimular a economia solidária.

Segundo o texto, a política deverá ser executada de forma descentralizada, com o apoio e cooperação dos entes federados e da União, e articulada com as políticas agrícola, da agricultura familiar, ambiental e de desenvolvimento urbano.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Câmara

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário