EUA ultrapassam brevemente sauditas e lideram exportação de petróleo em junho, diz IEA

Publicado em 12/09/2019 11:50

LOGO REUTERS

Por Noah Browning

LONDRES (Reuters) - Os Estados Unidos ultrapassaram brevemente a Arábia Saudita como maior exportador de petróleo do mundo em junho, disse a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês) nesta quinta-feira.

"Uma forte produção de petróleo 'shale' permitiu que os EUA se aproximassem, e brevemente ultrapassassem a Arábia Saudita como maior exportador global... em junho, após as exportações terem subido acima de 3 milhões de barris por dia", disse a IEA em relatório mensal.

Segundo a agência, a demanda global por petróleo tem resistido as intempéries do cenário econômico, impulsionada por uma redução dos preços devido à ampla oferta, influenciada pela produção dos EUA.

"Com os preços do petróleo atualmente cerca de 20% menores do que há um ano, haverá algum suporte para os consumidores", disse a IEA.

A agência com sede em Paris manteve sua estimativa para o crescimento da demanda global por petróleo em 2019 e em 2020, em 1,1 milhão de bpd e 1,3 milhão bpd, respectivamente, assumindo que não haverá nova ruptura nas negociações comerciais entre Estados Unidos e China e citando um alívio nas tensões sobre o Irã.

Uma retomada na produção dos EUA após o furacão Dorian e um crescimento significativo na produção do Brasil e do Mar do Norte devem levar a produção de fora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) a uma acentuada expansão, acrescentou.

As exportações dos EUA saltaram para mais de 3 milhões bpd em junho à medida que a Arábia Saudita cortou fortemente a produção e a Rússia enfrentou problemas com contaminação em um de seus principais oleodutos para exportações.

A produção fora da Opep deve crescer para 2,3 milhões bpd em 2020, alta de 400 mil bpd ante este ano.

(Por Noah Browning)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário