Bolsonaro pede para que população use verde e amarelo nas comemorações da Independência

Publicado em 03/09/2019 16:51

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BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro fez um apelo nesta terça-feira para que a população use verde e amarelo ao comparecer a cerimônias de celebração da Independência do Brasil, ao mesmo tempo que fez nova defesa enfática da soberania brasileira sobre a Amazônia.

"A gente apela a quem estiver nos ouvindo que compareça de verde e amarelo", disse Bolsonaro durante cerimônia de lançamento da campanha Semana do Brasil, no Palácio do Planalto.

"Eu lembro que há alguns anos um presidente falou isso e se deu mal, mas não é o nosso caso", acrescentou, lembrando, sem citar o ex-presidente Fernando Collor de Mello. "Não é para me defender ou defender quem quer que seja, é para mostrar para o mundo que aqui é o Brasil, que a Amazônia é nossa."

Em 1992, em meio a fortes denúncias de corrupção contra ele, o então presidente Collor fez um apelo para que a população usasse pelo menos uma peça de roupa com as cores da bandeira num domingo para demonstrar apoio a ele. O resultado foi bem diferente do pretendido por Collor, com muitas pessoas saindo às ruas de preto em protesto contra o presidente.

Bolsonaro aproveitou seu discurso na cerimônia para ressaltar o patriotismo e afirmar que o país vai dar a volta por cima nas dificuldades econômicas e entrar para o chamado Primeiro Mundo.

A campanha Semana do Brasil --entre os dias 6 e 15 deste mês-- pretende, segundo o governo "incentivar o sentimento de patriotismo da população e criar, no mês de setembro, um momento especial para os consumidores, estimulando a economia do país".

A Secretaria de Comunicação informa que, até o momento, 4.680 empresas e entidades se mobilizaram para participar da campanha com descontos, promoções e benefícios aos consumidores.

Governo lança campanha para estimular consumo na Semana da Pátria

O governo federal lançou nesta terça-feira (3), em cerimônia no Palácio do Planalto, uma campanha para estimular o consumo durante a semana do dia 7 de setembro, data em que se celebra a Independência do Brasil. Batizada de Semana do Brasil, a campanha, que teve peças publicitárias elaboradas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), envolve a participação de 4.680 empresas de todo o país, que vão oferecer descontos e promoções em produtos e serviços.

Segundo o governo, foram mobilizados diferentes segmentos do varejo, comércio e serviços, com o objetivo de trazer "benefícios reais" aos consumidores. Entre as empresas envolvidas, estão grupos privados de comunicação e também a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), empresa pública do governo federal. Esses meios de comunicação vão veicular mensagens publicitárias com o mote “Vamos valorizar o que é nosso”.

"Um mês que não tinha uma data de comércio passará a ter uma data de comércio e turismo", disse o titular da Secom, Fábio Wajngarten. A Semana do Brasil começa no dia 6 e vai até o dia 15 de setembro. Cada empresa poderá aplicar o desconto e a promoção que quiser ao longo desse período.

Ao discursar no lançamento da iniciativa, o presidente Jair Bolsonro manifestou confiança na recuperação da economia brasileira. "É o momento em que nós estamos nos reencontrando com as cores da nossa bandeira e o lema Ordem e Progresso. O Brasil vai sair dessa. Nós, juntos, vamos fazer um Brasil diferente. Vamos, lá na frente, apesar do orçamento complicado, dar a volta por cima", disse.

Para viabilizar a nova data de comércio, o governo se articulou com entidades como o Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) e diversas associações empresariais. A expectativa é incrementar os números do consumo em setembro, um mês tradicionalmente mais fraco em vendas. "Todas as datas do calendário de comércio têm anos de vida e décadas. Sejamos persistentes e pacientes. A própria Black Friday[temporada de compras com desconto no mês de novembro] demorou para se consolidar e ainda está sendo construída no varejo brasileiro", disse Fábio Wajngarten, durante pronunciamento de apresentação da campanha.

Bolsonaro participa de lançamento da "Semana do Brasil"

Fonte: Canal Folha Política

 

Semana do Brasil pretende movimentar economia e fortalecer patriotismo

Uma semana emblemática para movimentar a economia, estimular o turismo interno e fortalecer o patriotismo. Esse é o objetivo da campanha Semana do Brasil, idealizada pelo governo federal, que teve mais um encontro nesta semana em São Paulo para mobilizar diversos segmentos do comércio, varejo e serviços a se engajarem e aderirem ao movimento.

Mais de 100 associações comerciais, além de representantes do governo federal e empresários estiveram reunidos na capital paulista para apresentarem ações promocionais em produtos e serviços a preços especiais ao consumidor. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), por exemplo, fará um selo comemorativo à Semana do Brasil, e o Sebrae/SP ações voltadas a todas micro e pequenas empresas do estado e de outras regiões do país.

Representando o Ministério do Turismo, parceiro da iniciativa, o secretário nacional de Estruturação do Turismo, Robson Napier, ressaltou que a campanha contribuirá para alavancar o turismo interno com opções atrativas em diversos serviços turísticos como promoções em diárias de hotéis, passagens aéreas, pacotes de viagens, restaurantes, dentre outras ações. “Estamos muito honrados em participar de uma campanha inédita como essa, incluindo o turismo em um projeto fundamental para fortalecer nossa economia”, destacou o secretário.

Em um movimento integrado do poder público com a iniciativa privada, a campanha, que será realizada de 6 a 15 de setembro, pretende se tornar uma data comemorativa fixa no calendário nacional a partir deste ano. Presente na reunião em São Paulo, o secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wanjgarten, explicou que as formas de engajamento desta primeira edição serão definidas pelas entidades que apoiam a campanha e o governo federal está à disposição no intuito de obter a maior adesão possível para que todos invistam no Brasil.

“O presidente Bolsonaro quer um momento de valorização do Brasil, de resgate do patriotismo do cidadão, com o maior número de entidades participando do movimento. De um lado, o governo federal vai apoiar a realização e a divulgação da Semana do Brasil e do outro, a iniciativa privada aproveita o momento para estimular o mercado e atrair consumidores durante o período com promoções especiais, descontos exclusivos, produtos e serviços temáticos, ambientação de espaços físicos e virtuais e muito mais”, complementou Wanjgarten.

Organizado pelo Instituto de Desenvolvimento para o Varejo (IDV), o encontro contou também com a participação do presidente do Instituto, Marcello Silva. “O principal objetivo é que a campanha fique na tradição do comércio e da nação para celebrar o Brasil. Esta é uma ação totalmente suprapartidária que trará benefícios para a economia do país como um todo”, disse o presidente do IDV no encerramento da reunião.

VALORIZAÇÃO – Mais que uma “Black Friday brasileira”, a campanha quer resgatar o sentimento de patriotismo no cidadão, a partir de um movimento integrado entre o poder público e a iniciativa privada. A iniciativa foi inspirada no varejo de outros países, que costuma realizar promoções em feriados nacionais históricos. O objetivo principal é gerar uma mobilização nacional e criar uma percepção de união na sociedade.

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Por:
Cecília Melo
Fonte:
Ministério do Turismo

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