Exportações de carne bovina do Brasil avançam 27% no 1º semestre, diz Abrafrigo

Publicado em 04/07/2019 18:25

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - As exportações totais de carne bovina do Brasil avançaram 27% no primeiro semestre deste ano em comparação com igual período de 2018, atingindo 828.669 toneladas, informou nesta quinta-feira a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo).

Segundo comunicado do órgão, as receitas com os embarques de carnes bovinas tanto in natura quanto processada também cresceram, chegando a um faturamento de 3,1 bilhões de dólares, alta de 17% ante os seis primeiros meses do ano passado.

A Abrafrigo destacou que a China continua sendo o principal destino das exportações brasileiras do produto, apesar de ter reduzido sua participação no mercado de 45,3% na primeira metade de 2018 para 38,4% dos embarques nos primeiros seis meses deste ano. Ainda assim, a quantidade adquirida pelos chineses subiu 7% no período, para 317.828 toneladas.

Neste ano, a China vem aumentando seu consumo de carnes alternativas à suína, principal proteína do país, por conta de um amplo surto de peste suína africana em sua criação de porcos, a maior do mundo.

Ainda assim, as exportações de carnes bovinas brasileiras ao país asiático não atingiram o máximo possível, pois foram brevemente interrompidas em junho por conta de um caso atípico de vaca louca identificado em Mato Grosso.

No início do mês passado, a Reuters noticiou que a Abrafrigo esperava, com isso, uma recuperação no nível dos embarques à China apenas em julho, prevendo até mesmo uma possibilidade de recorde de vendas neste mês.

De acordo com a entidade, a alta nas exportações no primeiro semestre e a redução percentual da participação chinesa foram puxadas por avanços nos embarques ao Egito, segundo principal destino do produto brasileiro, com ampliação de 12%, e por crescimentos expressivos nas vendas a nações como Turquia (+870%), Rússia (+865%) e Emirados Árabes Unidos (+443%).

JUNHO

Mesmo com o embargo momentâneo imposto pela China no início de junho, o mês terminou com uma forte alta de 107% nos volumes de exportação de carnes bovinas in natura e processadas ante igual período de 2018, com um total de 134.377 toneladas embarcadas, segundo a Abrafrigo.

A entidade justifica o aumento expressivo com o baixo nível de vendas registrado em junho de 2018, quando as exportações foram prejudicada por uma greve histórica de caminhoneiros, contra os altos preços do diesel.

(Por Gabriel Araujo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário