Novos requisitos de certificação e acreditação da RTRS para a produção de soja responsável impactará na disponibilidade de soja

Publicado em 03/07/2019 17:24

O Padrão RTRS de Cadeia de Custódia (CoC) garante que toda a soja comprada na cadeia de suprimentos seja proveniente de fontes certificadas.

Regidos por uma série de exigências, os Requisitos da Cadeia de Custódia para os Produtores precisam ser cumpridos pelos produtores que quiserem vender seus produtos certificados na forma de fluxo físico (nos sistemas de Balanço de Material Nacional, Balanço de Massa ou Segregação).

Visto que este alcance atualmente é optativo, somente a quarta parte dos produtores certificados RTRS o incluem na sua certificação. Isso significa que aqueles produtores que incluírem no alcance da sua certificação os Requisitos da Cadeia de Custódia para Produtores podem vender seu produto certificado como fluxo físico ou através do sistema de créditos RTRS. De outro lado, aqueles produtores certificados que não incluírem este alcance (as três quartas partes restantes) ficam limitados a vender o equivalente de sua soja certificada somente através do sistema de créditos RTRS.

Na 13ª Assembleia Geral (AG13), realizada em 12 de junho de 2019, a Associação Internacional da Soja Responsável (RTRS) anunciou a aprovação de uma nova versão dos requisitos de acreditação e certificação da RTRS para a produção de soja responsável (versão 4.2), que terá um grande impacto na disponibilidade de fluxo físico certificado pela RTRS ao instituir a exigência de que todos os produtores certificados pela RTRS incluam, até 2020, os Requisitos da Cadeia de Custódia para os Produtores no processo de auditoria.

Como parte do compromisso permanente da RTRS com melhorias contínuas, os novos requisitos estabelecidos nesta nova versão aumentarão os volumes de balanço de massa disponibilizados para o mercado. Com base em números referentes à produção de soja certificada pela RTRS em 2018, o Balanço de Massa RTRS disponível pode aumentar de 1,5 milhão para cerca de 4,5 milhões de toneladas, incluindo novos países e regiões com materiais certificados e prontos para venda via fluxo físico.

A atualização dos requisitos de acreditação e certificação RTRS para produção de soja responsável (versão 4.2) agrega valor à certificação da produção de soja e tem um propósito duplo: contribuir para o desenvolvimento do mercado de soja física, gerando condições que aumentem a escala e o impacto da soja sustentável em nível global, e ao mesmo tempo, dar aos produtores a oportunidade de ampliar sua oferta de soja sustentável no mercado (créditos ou soja certificada RTRS, conforme a demanda).

Sobre a RTRS

Fundada em 2006, a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é uma organização internacional pioneira formada pelos principais representantes da cadeia de valor da soja, como produtores, indústria, comércio, finanças e a sociedade civil. Os atores dessas diferentes áreas se reúnem em torno de um objetivo comum, garantindo o diálogo e a tomada de decisão por consenso. A missão da entidade é promover o uso e o crescimento da produção sustentável de soja e, por meio do Padrão RTRS de Produção de Soja Responsável, aplicável mundialmente, garantir uma produção ambientalmente correta, socialmente adequada e economicamente viável. É hoje o sistema mais confiável e avançado do mercado de soja brasileiro para alcançar a sustentabilidade. Atualmente, a RTRS conta com mais de 180 membros dos países do mundo inteiro. Os princípios e critérios da RTRS são considerados um padrão multipartes que garante o Desmatamento Zero na produção de soja responsável. www.responsiblesoy.org/pt.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Assessoria de Comunicação
Fonte:
RTRS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário