Do Marcelo: A hora da pressão sobre a reforma, via Estadao

Publicado em 03/07/2019 13:40

Ninguém disse que seria fácil aprovar uma reforma da Previdência capaz de reestruturar significativamente seu funcionamento no País. Ainda mais numa proposta enviada por um governo que não quis construir uma base parlamentar de apoio e não perde uma chance de dar trombadas poíticas no grupo que tenta aprovar a reforma dentro do Congresso. Mas a construção que vem sendo conduzida na Câmara pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia, pelo presidente da Comissão Especial, Marcelo Ramos, e pelo relator Samuel Moreira conseguiu colocar um texto bastante razoável em condições de começar a ser votado. A partir daí, porém, é que a porca torce o rabo e a reforma terá de superar suas maiores dificuldades.

Mesmo com concessões sendo feitas, as resistências contra a reforma se multiplicaram no momento em que a proposta está pronta para ser votada na Comissão Especial – o relatório de Moreira já foi lido. Categorias que se sentem prejudicadas – como a dos policiais e dos servidores públicos – pressionam para serem menos afetados pelas mudanças. E suas queixas encontram eco até em quem já deveria ter “blindado” seus ouvidos, como é o caso do presidente Jair Bolsonaro. Um grupo de parlamentares do Centrão e arredores ameaça não votar a reforma enquanto seus pleitos pessoais ou paroquiais não forem atendidos. Já a oposição se mobiliza para obstruir e tentar derrubar o texto, mesmo sabendo que o sistema previdenciário já explodiu e precisa de mudanças urgentes. Essas pressões já ameaçam o cronograma original da reforma, jogando sua aprovação para o segundo semestre. Mais do que nunca, será preciso sangue frio e habilidade política para driblar esses obstáculos e garantir a aprovação de uma reforma substancial. 

Leia mais no site BR18

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Marcelo de Moraes
Fonte:
BR18

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

    Vamos lá de novo, o Estadão quer dar eco à narrativa da câmara dos deputados, essa mesma que emperrou o governo de todas as formas, quer agora colocar os deputados como protagonistas e salvadores do país. .., quem não lembra do Paulo Guedes enfrentando a esquerda? E o que dizer do centrão? Pois é, sabe quando vocês vão conseguir eleger um Rodrigo Maia ou um Davi Alcolumbre, presidente da república? Nunca!!!. O povo não gosta de picaretas. O presidente Bolsonaro fez o que lhe cabia fazer, enviou o projeto para o legislativo, que é onde devem decidir, e o legislativo -- que não sabe negociar com um presidente honesto-- , não decidiu nada. Querem em primeiro lugar acabar com a lava-jato e depois com o presidente da república, o resto é a velha embromação e enganação de sempre.

    5