Agricultores dos EUA já receberam US$ 8,52 bi para compensar perdas com guerra comercial
WASHINGTON (Reuters) - Até o momento, o Departamento de Agricultura dos EUA pagou 8,52 bilhões de dólares em pagamentos diretos aos agricultores norte-americanos como parte do programa de ajuda de 2018, projetado para compensar as perdas com as tarifas comerciais da China e de outros parceiros comerciais, disse um porta-voz da agência governamental.
O governo Trump prometeu 12 bilhões de dólares em um pacote para ajudar a compensar as perdas nas safras atingidas pelas tarifas chinesas impostas em resposta às taxas de Washington sobre produtos chineses.
Soja tem novas e boas altas em Chicago nesta 4ª com excesso de chuvas nos EUA
O movimento de alta forte continua no mercado da soja nesta quarta-feira (15). As cotações, por volta de 7h50 (horário de Brasília), subiam entre 11 e 12 pontos nos principais vencimentos, com o julho de volta aos US$ 8,40 por bushel.
"As preocupações com o clima e o plantio nos EUA continuam, bem como a esperança de um acordo - em algum momento - entre China e Estdos Unidos", explicam os analistas da consultoria internacional Allendale.
Além disso, o mercado começa a especular sobre estas adversidades no Corn Belt e seus impactos reais sobre a área. Com as janelas ideais de plantio se fechando - a do milho termina já neste dia 20 -, diminui o sentimento de que o produtor vá migrar para a soja, podendo buscar com o governo americano seu seguro de não plantio, o chamado Prevent Plant.
"Ou seja, diante dos preços baixos de soja, a probabilidade agora passou a ser que o produtor americano pode optar por abandonar área de milho e pegar o dinheiro do seguro, ao invés de transferir área de milho para soja", diz Steve Cachia, diretor da Cerealpar.
O mapa atualizado do NOAA para o período de 15 a 22 de maio mostra a continuidade das chuvas intensas no Corn Belt. Estados como o Nebraska, Missouri, Iowa e a Dakota do Sul poderiam registrar acumulados de 75 a 100 mm, podendo atrasar ainda mais o avanço dos trabalho de campo.
Veja como fechou o mercado nesta terça-feira:
>> Brasil negocia cerca de 2 mi de t de soja nesta 3ª feira com disparada dos preços em Chicago
0 comentário

Dólar recua na abertura com política comercial dos EUA ainda em foco

Mercado mantém projeções de inflação e vê PIB ligeiramente mais alto, mostra Focus

Importações de minério de ferro pela China em março caem ao nível mais baixo em 20 meses

Minério de ferro sobe com dados otimistas da China, mas preocupação com tarifas reduz ganhos

Peso argentino: qual o destino da moeda após revisão do regime cambial?

Tensões comerciais podem levar a quedas nas bolsas de valores, diz FMI