Excesso de produção e crescimento lento devem pesar no preço do petróleo em 2019

Publicado em 31/12/2018 15:10

BANGALORE (Reuters) - O preço do petróleo deve ficar abaixo dos 70 dólares por barril em 2019, devido à produção excedente, grande parte dela dos Estados Unidos, e crescimento econômico desacelerado, o que prejudica os esforços liderados pela Opep para fortalecer o mercado, mostrou uma pesquisa da Reuters, nesta segunda-feira.

Uma pesquisa com 32 economistas e analistas prevê que o índice de referência de petróleo Brent ficará, na média, em 69,13 dólares por barril em 2019, mais de 5 dólares a menos do que a projeção do mês passado. 

O Brent teve média de 71,76 dólares em 2018. 

"A primeira metade de 2019 será dominada por preocupações com o abastecimento”, disse Ashley Petersen, da Stratas Advisors. 

A Organização de Países Exportadores de Petróleo e outros produtores, incluindo a Rússia, conhecidos coletivamente como OPEC+, concordaram, no começo do mês, em cortar a produção em 1,2 milhão de barris por dia (bpd) para tentar diminuir o estoque global de óleo bruto e apoiar o preço. 

Mas os cortes não estavam previstos para acontecer até janeiro e os preços caíram mais de 15 por cento desde o anúncio. 

"O mercado tem se precificado em cortes renovados de produção da Opep. Como resultado, esperamos que os preços despenquem se a Opep ou a Rússia divergirem das suas cotas de produção", disse Cailin Birch, um analista na Unidade de Inteligência Econômica. 

"Esperamos que os cortes sejam renovados em abril, quando o acordo será revisado, já que a maior produção dos EUA e a enfraquecida demanda global continuarão a exigir contenção”.

Os preços do petróleo caíram mais de 40 por cento em relação às máximas plurianuais alcançadas no início de outubro, devido à preocupação com o impacto de uma disputa comercial entre os Estados Unidos e a China sobre o crescimento econômico global e a demanda por petróleo.

Produção de petróleo dos EUA atinge novo recorde de mais de 11,5 mi de bpd

NOVA YORK (Reuters) - A produção de petróleo dos EUA atingiu uma nova alta histórica de mais de 11,5 milhões de barris por dia (bpd) em outubro, de acordo com dados do governo.

A produção de petróleo dos EUA subiu 79 mil bpd em outubro para 11,537 milhões de bpd, informou a Administração de Informação de Energia dos EUA, em um relatório mensal.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário