Salles indica presidentes do Ibama e do ICMBio

Publicado em 20/12/2018 17:56 e atualizado em 20/12/2018 20:42

BRASÍLIA (Reuters) - O futuro ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, confirmou nesta quinta-feira os nomes do procurador federal junto ao Ibama Eduardo Bim para a presidência do órgão, e o de Adalberto Eberhard para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mantendo as duas entidades separadas.

Bim já trabalha no Ibama há cinco anos e faz parte da equipe de transição do governo de Jair Bolsonaro. É especialista em direito ambiental e tem livros tratando de licenciamento ambiental, uma das áreas que Bolsonaro prometeu mexer ao assumir o governo.

Eberhard, veterinário, é fundador da ONG Ecotrópica, responsável pela administração de 54 mil hectares de três reservas particulares na região do Pantanal. Já foi diretor do Departamento de Zoneamento Territorial do Ministério do Meio Ambiente, durante o governo Dilma Rousseff, sendo exonerado logo após o impeachment.

Futuro ministro da Cidadania anuncia nomes para Desenvolvimento Social, Cultura e Esportes

BRASÍLIA (Reuters) - O futuro ministro da Cidadania, Osmar Terra, anunciou nesta quinta-feira os nomes para chefiar três áreas, antes ministérios autônomos, submetidas à pasta: Desenvolvimento Social, Cultura e Esportes.

"Os três nomes têm experiência nas suas áreas e a minha confiança para realizarem um excelente trabalho no Ministério da Cidadania", afirmou o futuro ministro em nota.

Para o Desenvolvimento Social, Terra escolheu o deputado federal e líder da maioria na Câmara, Lelo Coimbra (MDB-ES). Presidente do MDB em seu Estado, deputado estadual por dois mandatos e federal por três, Lelo não foi reeleito para a Câmara em 2019. O novo secretário é médico sanitarista e já chefiou a Secretaria de Educação do Espírito Santo.

Já o professor de Educação Física, paraquedista e ex-atleta da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), general da reserva Marco Aurélio Vieira, ficará responsável pela Secretaria de Esportes. Atualmente consultor em organização e segurança de eventos esportivos, o militar foi diretor-executivo de Operações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, e participou do planejamento e execução do revezamento da Tocha Olímpica.

Henrique Medeiros Pires, chefe de gabinete do Ministério do Desenvolvimento Social desde 2016, assumirá a Secretaria de Cultura. Graduado em Estudos Sociais pelo Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel - RS), Pires dirigiu o Departamento de Arte e Cultura da instituição e atuou na criação dos cursos superiores de Cinema e Animação e Teatro. O novo secretário já comandou secretaria municipal de Cultura e foi dirigiu instituições relacionadas à área.

PSB, PDT e PCdoB anunciam bloco partidário de oposição na Câmara

BRASÍLIA (Reuters) - O PSB, o PDT e o PCdoB anunciaram nesta quinta-feira que formarão um bloco na Câmara dos Deputados de oposição ao governo de Jair Bolsonaro.

Os blocos partidários são importantes instrumentos com capacidade de influenciar votações e na composição de comissões da Casas. Eles também têm peso fundamental na eleição do presidente da Câmara.

Segundo a nota, o grupo irá fortalecer "as posições políticas e a ação parlamentar desses partidos que têm identidade histórica e mais aqueles que eventualmente ao bloco queiram se reunir". Juntos, PSB, PDT e PCdoB, elegeram 69 deputados nas eleições de outubro.

"Reafirmam, assim, que farão oposição ao governo eleito, em conformidade com o resultado e o desejo expresso pelas urnas, na defesa da democracia, dos direitos sociais, dos calores éticos e republicanos, e defenderão ideias e propostas a favor dos interesses do país", diz nota assinada pelos líderes dos três partidos.

O PT, partido que chegou ao segundo turno da eleição presidencial e elegeu o maior número de deputados federais em outubro, não irá integrar o bloco e pode se ver isolado em 2019.

Desde o início das negociações para a composição do grupo, parlamentares integrantes dos três partidos --principalmente do PDT-- afirmavam que os petistas seriam bem-vindos, desde que abrissem mão de serem os protagonistas do bloco de oposição.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário