Vantagens do primeiro turno, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves

Publicado em 05/10/2018 12:39
Dr. Marcos Fava Neves – Professor Titular de Administração, Universidade de São Paulo

Trabalhei muito pelo Novo, a melhor “novidade” da política, que elegerá muita gente (talvez até o Governador de Minas). Falei do Amoedo para 10 mil pessoas, o recebi para debate com casa lotada e entupi mídias sociais com fotos. Consciência tranquila pelo trabalho feito e o Novo receberá boa parte dos meus votos. Mas mudei o voto de Presidente, Amoedo fica para 2022, e como educador, justifico.

Principalmente, para os 13% ainda indecisos ou brancos/nulos e aos mais de 30% de outros candidatos, que ainda podem mudar. É uma eleição diferente, fomos levados a uma polarização antecipada e 80% dos eleitores destes 2 candidatos não mudarão mais seus votos. É uma pena esta divisão e são opções com elevadíssimas rejeições (40 a 45%). Já que é este o quadro, sou pragmático, tenho que optar, mas quero mostrar 6 vantagens de uma vitória em primeiro turno:

1) A força democrática, vinda do endosso da ampla maioria dos brasileiros, para acelerar o Congresso e Senado na aprovação das reformas necessárias;
2) O eleito não será procurado para acordos de segundo turno, que nossa história mostra como são caros para a população;
3) Liberdade maior para a escolha de bons profissionais/gestores nos Ministérios e Estatais;
4) Já tivemos queda do dólar e subida da Bolsa. Por que não deixar a confiança voltar já segunda-feira com força total? Para que postergar esta aceleração do Brasil, a criação de oportunidades, em mais um mês?
5) As equipes técnicas começam a transição, tendo acesso aos dados do Governo e ganhando um mês fundamental de trabalho.  
6) Para que continuar esta briga nas mídias sociais, nas famílias, se podemos encerrar e começar uma reaproximação dos brasileiros em torno do objetivo de desenvolver nosso país? Para que mais um mês de confusão, para talvez repetir o resultado?

Sim, podemos errar, tal como errei no candidato em 2014 e vim a público pedir desculpas. Mas é o que me restou, pois a outra alternativa na mesa conheço bem, há 16 anos sou Governado por um partido, com as duplas Lula/Alencar - Dilma/Temer. Os resultados são evidentes, sendo um deles mortal para um educador: dois terços dos jovens, justamente o que temos de melhor, querem ir embora do Brasil. Já tiveram sua vez, por que não permitir a alternância de poder no Brasil?

Após o debate final ontem e as últimas pesquisas decidi votar em Jair Bolsonaro, e mais do que isto, investi meu tempo nesta carta e investirei nestes próximos dois dias para que possamos dar a ele, mas principalmente ao Brasil as vantagens da vitória em primeiro turno, ganhar tempo, começar a trabalhar, unir nosso país em nova direção, e iniciar a cobrança implacável de um bom Governo já na segunda-feira. Desejo uma eleição pacífica ao Brasil e boa sexta feira de trabalho e bom final de semana a todos. #amorpeloBrasil.

(obs: – 1 - esta é uma opinião pessoal, não da Universidade. 2 – uma versão rascunho incompleta desta carta já circulou nas mídias ontem)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Marcos Fava Neves

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Afranio Vasconcelos Barros Muriaé - MG

    Decisão inteligente (Vantagens do primeiro turno, por Prof. Dr. Marcos Fava Neves)..., necessário derrotar a esquerda imediatamente...

    0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Negativo... quanto mais parelha a briga eleitoral maior comprometimento de quem ganhar...

      47
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      Com todo respeito ao professor, mas achei uma visão limitada. Importante ter o segundo turno para termos mais clareza das propostas e podermos cobra las no futuro.

      É a hora de sair im pouquinho da discussão comunista, ideologia de gênero, tortura, ditadura, urnas fraudadas e cair para o mundo real e discutir o que interessa.

      Creio que bolsonaro ganha o pleito, mas esse embate no segundo turno é importante para conhecermos melhor suas propostas. E para que os muitos que votaram ou votarão apenas no dito voto útil para desbancar o outro lado, tenham a possibilidade de ter convicção de seu voto.

      9