Presidente do STF mantém proibição de entrevistas de Lula

Publicado em 04/10/2018 07:24

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, determinou nesta quarta-feira que deve ser mantida a proibição de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conceda entrevistas, até "posterior deliberação do plenário".

O ministro Ricardo Lewandowski havia autorizado nesta quarta o ex-presidente a conceder entrevistas mesmo estando preso, mas decidiu remeter para o presidente da corte o caso para que ele desse a palavra final sobre o pedido apresentado por deputados petistas.

Lewandowski e Toffoli já se envolveram nos últimos dias em uma espécie de "guerra" de liminares sobre o direito do ex-presidente, que cumpre pena desde abril por condenação no processo do tríplex do Guarujá (SP), de falar com a imprensa.

Na noite da segunda-feira, o presidente do STF havia decido manter a proibição de Lula a dar entrevistas na prisão, após uma sucessão de liminares a favor e contra a possibilidade de o petista falar com a imprensa.

Inicialmente, Lewandowski tinha aceitado pedido para concessão de entrevistas por Lula. Em seguida, em outra ação, o colega Luiz Fux se posicionou contra e, adiante, Lewandowski reafirmou sua decisão inicial. Por último, Toffoli vetou manifestação do ex-presidente --que poderia ocorrer às vésperas do primeiro turno das eleições, marcado para domingo.

Na mais recente decisão, a 4 dias do primeiro turno, Lewandowski aceitou o pedido de nova ação apresentado pelos deputados federais petistas Wadih Damous (RJ), Paulo Pimenta (RS) e Paulo Teixeira (SP). Para o ministro, o pedido merece prosperar porque, a seu ver, não cabe ao Estado "definir previamente o que pode ou não pode ser dito por indivíduos e jornalistas, afastando de maneira categórica a possibilidade de qualquer tipo de censura estatal à imprensa".

Contudo, o ministro do STF destacou que a palavra final do caso deveria ser dada por Dias Toffoli, que manteve a proibição de entrevistas.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

    Pois e João batista...esta pesquisa esta certa??? Ou a da rua seja de nossos amigos ???caro Edmilson...agora que seu candidato firmou na ponta a pesquisa ta OK pra você???os petistas tao reclamando... E no segundo turno o borsanada nadou...nadou e vai morrer na praia segundo as pesquisas...ah empate técnico.... Sim mas o pt pode vencer ate com 4% também...e se isto acontecer vamos deixar o pt voltar ao poder pelo extremismo zero realização da direita...mais 4 anos de atraso....fala Edmilson...

    28
    • EDMILSON JOSE ZABOTT PALOTINA - PR

      Dalzir, isso é o que você o sabe tudo , da porteira para Dentro e da Porteira para Fora , está falando .

      Poderá ter uma surpresa .

      A última tática dos seus vermelhos é agora colocar os "Pobres x Ricos " Na eleição passada (que provavelmente você os ajudou) era os do Norte x Sul... Com o apoio da Globo , Veja , UOL e você... Está é a tática covarde...

      4
    • adegildo moreira lima presidente medici - SC

      Dalzir, quatro anos não... se o pt ganhar a eleição ele não sai do poder antes de 20 anos, independentemente dos candidatos que surjam, eles vão preencher todas as brechas ainda não corrompidas

      2
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Adegildo...quem vai ao segundo turno pelas pesquisas de hoje é pt e borsanada...o pt está na frente em 2%...ora temos eleições daqui a 4 anos..logo poderemos mudar...democracia é a vontade da maioria...e temos que respeitar..

      Caro Edmilson...não devo explicação a você em quem votei ou deixei de votar...mas nunca fui pt e nem ajudei eleger pt..mas também acho seu candidato fraquíssimo pois nunca fez nada..então olhe as coisas de forma racional..não com ideologia..vais errar menos..

      6