Índices acionários europeus registram melhor semana desde julho
Por Helen Reid
LONDRES (Reuters) - Os ganhos em ações de tecnologia, automóveis e mineração impulsionaram os índices acionários de referência da Europa nesta sexta-feira, uma vez que as expectativas de novas negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China melhoraram o sentimento dos investidores.
O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,38 por cento, a 1.478 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,35 por cento, a 378 pontos, registrando seus ganhos semanais mais fortes em sete semanas.
Analistas e operadores viram novas negociações comerciais como positivas para o mercado, com alguns esperando que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tente selar um acordo comercial antes das eleições parlamentares em novembro, mas destacaram as persistentes preocupações do mercado.
No entanto, depois que os mercados europeus fecharam, os mercados nos Estados Unidos passaram a cair depois que uma notícia da Bloomberg informou que Trump instruiu seus assessores a prosseguirem com tarifas de 200 bilhões de dólares a mais sobre importações chinesas.
O banco e gestor de ativos Investec subiu 8,4 por cento, atingindo o topo dos ganhos do STOXX, depois de dizer que vai separar e listar separadamente sua unidade de gerenciamento de ativos.
O setor automobilístico avançou 1,4 por cento, ampliando os ganhos da sessão anterior. O setor de mineração subiu 1 por cento, enquanto o de tecnologia ganhou 0,7 por cento.
Entre as ações de tecnologia, a STMicro subiu 1,9 por cento após o Bank of America Merrill Lynch ter elevado a classificação de suas ações para "neutro".
Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,31 por cento, a 7.304 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,15 por cento, a 12.099 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,46 por cento, a 5.352 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,19 por cento, a 20.885 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,39 por cento, a 9.365 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,56 por cento, a 5.285 pontos.
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros