Defesa de Lula pede que TSE autorize petista a conceder entrevistas

Publicado em 24/08/2018 13:47

LOGO REUTERS

(Reuters) - A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou nesta sexta-feira pedido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitando que seja reconhecido a ele o direito de participar da campanha à Presidência por meio de entrevistas, um dia após ter pedido à corte eleitoral que o candidato petista receba a mesma cobertura jornalística de outros candidatos por parte de emissoras de televisão.

Lula, que lidera as pesquisas de intenção de voto para a eleição de outubro, está preso desde abril cumprindo pena de 12 anos e 1 mês por corrupção e lavagem de dinheiro no processo do tríplex do Guarujá (SP). O ex-presidente deve ter sua candidatura barrada devido à Lei da Ficha Limpa.

Em seu pedido ao TSE, a defesa do petista argumenta que Lula mantém intactos seus direitos políticos, entre eles o de votar e ser votado como candidato presidencial, apesar de condenado, e alega que a Lei Eleitoral garante o tratamento igual aos candidatos no processo eleitoral, inclusive pelos meios de comunicação.

Os advogados afirmam, segundo nota divulgada pela equipe do ex-presidente, que vários veículos de comunicação pediram entrevistas com Lula, mas estas foram negadas pela Vara de Execuções Penais de Curitiba, onde o petista está preso.

A defesa de Lula ressaltou que pediu, alternativamente, que seja declarado o direito da coligação de Lula ser representada nas entrevistas pelo candidato a vice na chapa, Fernando Haddad.

Na véspera, os advogados do ex-presidente protocolaram uma petição no TSE para que emissoras de televisão deem a Lula o mesmo tratamento dos demais candidatos em seus telejornais. Algumas emissoras têm utilizado o argumento de que Lula está preso para não acompanhar a campanha do ex-presidente, que tem sido representado por Haddad.

(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Rafael Mendes Araguari - MG

    A defesa tem que ser avisada que o Sr Luiz Inácio Lula ladrão está preso e não hospedado em hotel!!!

    3