Bolsonaro mantém liderança sem Lula, mas empata em todos os cenários de 2º turno, mostra XP/Ipespe

Publicado em 06/07/2018 14:42

Se a eleição fosse hoje, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) seria o candidato mais bem votado entre os nomes presentes nas simulações de primeiro turno que desconsideram a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e estaria no segundo turno.

De acordo com os cenários estimulados testados pela pesquisa XP/Ipespe, realizada entre 2 e 4 de julho, o parlamentar tem entre 21% e 23% das intenções de voto na ausência do petista, oscilando 1 ponto percentual para cima em em todas as simulações, dentro da margem de erro, de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

A pesquisa também mostrou que a televisão ainda será o meio com maior influência sobre a decisão de voto dos eleitores. 

Com os resultados apresentados, não seria possível cravar quem seria seu adversário se a decisão ocorresse hoje.

No cenário mais indenido e que possivelmente melhor projeta a largada da corrida presidencial, cinco candidatos aparecem tecnicamente empatados: Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Álvaro Dias (Podemos) e Fernando Haddad (PT), mediante apoio de Lula.

O petista salta do patamar de 2% das intenções de voto para 11% com a simples inclusão da informação de que seria o nome apoiado por Lula, em um exercício que testa o poder de transferência de votos do ex-presidente.

As oscilações apresentadas estão dentro da margem máxima de erro quando comparadas aos resultados das últimas quatro semanas.

Este é o comunicado da  XP/Ipespe:

Boa tarde,
 
Realizamos uma sondagem com 146 investidores institucionais sobre eleições e mercados entre os dias 02 e 03 de julho. Com as discussões cada vez mais intensas, buscamos entender quais cenários, para bolsa, juros e dólar, seriam os mais prováveis em caso de vitória de determinados candidatos.
 
Seguem os principais destaques:
 
• 49% dos respondentes acreditam que Jair Bolsonaro será o vencedor da eleição presidencial;
 
• O cenário de segundo turno mais apontado é entre Bolsonaro e Marina Silva (32%);
 
• 62% acreditam em uma alta no Ibovespa em caso de vitória de Bolsonaro, 49% enxergam uma apreciação do câmbio, e 58% colocam uma Selic acima de 8% no final de 2019 ;
 
• Investidores enxergam uma vitória de Alckmin como a única que resultaria na aprovação de uma Reforma da Previdência e uma Reforma Tributária. Também provocaria uma melhora do Ibovespa para 95% dos respondentes e um câmbio abaixo de R$3,40 para 84%;
 
• Cenários de Fernando Haddad e Ciro Gomes foram apontados como desfechos negativos para o Ibovespa, e investidores apontam que a Reforma Trabalhista e o Teto de Gastos seriam modificados em caso de vitória de um deles.
 
Veja a notícia na íntegra no site da Investing.com

Alckmin volta a dizer que Bolsonaro não vai para segundo turno

Geraldo Alckmin, cumpindo agenda no Cuiabá, voltou a dizer que Jair Bolsonaro não chegará ao segundo turno da eleição, registra a Jovem Pan.

“Se você quer saber a minha opinião, eu acho que o Bolsonaro não vai para o segundo turno. Ele não chega lá. Então, essas pesquisas nesse momento, não representam intenção de voto, porque voto mesmo você só vai definir lá na frente”.

‘Desafio do aeroporto’ entre Alckmin e Bolsonaro (ESTADÃO)

Circula nas redes sociais de apoiadores de Jair Bolsonaro vídeo em que um deles foi “observar” a chegada de Geraldo Alckmin a Marabá, no interior do Pará. Diante de um grupo reduzido, um militante que se apresenta como Gildo Bolsonaro ironiza: “Agora eu faço um desafio: dia 12 Bolsonaro estará neste mesmo aeroporto. Quero ver se vai ser essa mesma recepção, esse fiasco”. E aproveita para convocar a militância para receber o postulante do PSL. / V.M.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Investing.com/XP-Ipesp

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário