Secretário do Tesouro dos EUA critica notícia que diz que Trump quer deixar OMC

Publicado em 29/06/2018 12:06

LOGO REUTERS

WASHINGTON (Reuters) - O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steve Mnuchin, disse nesta sexta-feira que uma reportagem do site de notícias Axios, que citava fontes dizendo que o presidente Donald Trump queria que os EUA se retirassem da Organização Mundial do Comércio (OMC), está errada.

"Não há notícias de última hora aqui ... não está certo", disse Mnuchin à Fox Business Network, classificando a reportagem como "notícias falsas".

O Axios informou anteriormente nesta sexta-feira, citando pessoas que estavam envolvidas em discussões com o presidente, que Trump afirma a conselheiros frequentemente que quer que os Estados Unidos saiam da OMC, uma medida com implicações potencialmente desastrosas para o comércio global.

"Isso é um exagero", disse Mnuchin. "O presidente tem sido claro, conosco e com outros, ele tem preocupações com a OMC, ele acha que há aspectos que não são justos, ele acha que a China e outros usaram isso em benefício próprio, mas estamos focados no livre-comércio. É nisso que estamos focados, em derrubar as barreiras."

Uma pessoa que discutiu o assunto com Trump, de acordo com o site Axios, disse que o presidente frequentemente afirma a assessores: "Não sei por que estamos nisso. A OMC é projetada pelo resto do mundo para acabar com os Estados Unidos."

A OMC, com 164 membros, é a única organização internacional que trata das regras do comércio entre países e declara que seu propósito fundamental é abrir o comércio "para o benefício de todos".

Uma saída dos EUA exigiria um ato do Congresso dos EUA, e Trump dificilmente conseguiria persuadir os parlamentares a realizar seu desejo, disse o Axios.

A Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Na sexta-feira passada, os EUA disseram à OMC que as decisões de apelação em disputas comerciais poderiam ser vetadas se levassem mais do que os 90 dias permitidos. 

(Por Tom Miles)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário