Temer faz apelo por mais otimismo com o país

Publicado em 08/06/2018 12:35

LOGO REUTERS

(Reuters) - Em meio à turbulência nos mercados financeiros no país, um dia após disparada do dólar e forte queda do Ibovespa, o presidente Michel Temer fez um apelo nesta sexta-feira para que todos sejam otimistas com o país.

"Neste momento, vamos nos inspirar neste extraordinário desenvolvimento tecnológico que está sendo feito nessa região, para dizer: vamos ser todos otimistas na convicção mais absoluta de que o Brasil merece esse otimismo”, disse Temer ao encerrar discurso na cerimônia de lançamento da construção do reator multipropósito brasileiro, em Iperó (SP).

Na quinta-feira, o dólar fechou em alta de 2,28 por cento, a 3,9258 reais na venda, maior patamar desde 1º de março de 2016, em meio a preocupações com o quadro eleitoral e com a situação fiscal do país. Na máxima do dia, a moeda norte-americana foi a 3,9684 reais. 

O Ibovespa, principal índice de ações da B3, caiu 2,98 por cento, a 73.851 pontos, menor patamar de fechamento desde 20 de dezembro do ano passado. No pior momento do dia, o índice chegou a despencar 6,5 por cento. 

Em entrevista à TV Brasil, Temer chegou a dizer na quinta-feira que a instabilidade do dólar era normal, decorrente de fatores externos, mas admitiu que o quadro eleitoral incerto aumentava a volatilidade. O presidente garantiu, no entanto, que o país não corre risco de uma crise cambial. 

Nesta sexta-feira, o dólar recuava fortemente, mais de 3 por cento, depois que o Banco Central anunciou uma atuação mais pesada na noite de quinta-feira. 

Mas o Ibovespa ainda caía cerca de 2 por cento e o mercado de juros futuros seguia agitado.

Temer foi a Iperó para a cerimônia de lançamento do primeiro reator nuclear brasileiro de enriquecimento de urânio para fins médicos, que contará com investimento de 750 milhões de reais.

(Por Alexandre Caverni, em São Paulo)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário