Colheita menor, dólar valorizado e trigo caro elevam custo da indústria
Os custos dos produtos vendidos pela empresa de alimentos M. Dias Branco no primeiro trimestre de 2018 aumentaram para 65,8% da receita líquida, enquanto em igual período do ano passado representaram 61,2% da receita líquida. "O custo dos produtos vendidos foi prejudicado pela redução na produção, aumento dos preços do trigo e valorização do dólar ante o real", explicou a analistas o diretor de Novos Negócios e Relações com Investidores da empresa, Fábio Cefaly, durante teleconferência sobre os resultados no período. A redução da produção, acrescentou Cefaly, foi implementada para readequar os estoques da empresa.
O maior peso dos custos também se refletiu na margem Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da M. Dias Branco nos três primeiros meses do ano, de 15,1%, foi 21,3% inferior à margem apurada no primeiro trimestre do ano passado, de 19,3%. Segundo Cefaly, a queda dos preços médios dos produtos na comparação anual - à exceção do segmento de biscoitos - também influenciou a margem Ebitda.
Conforme dados apresentados na teleconferência, o preço médio dos produtos comercializados pela empresa recuou 3,3% ante o primeiro trimestre de 2017. Apenas os preços médios do segmento de biscoitos cresceu em relação à um ano atrás, 2%.
Leia a notícia na íntegra no site do Globo Rural com informações do Estadão Conteúdo.
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