Trump não tem capacidade mental para lidar com adversidades, diz presidente do Parlamento do Irã

Publicado em 09/05/2018 07:36

LOGO REUTERS

Por Babak Dehghanpisheh

BEIRUTE (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não está apto para o seu cargo, afirmou nesta quinta-feira o presidente do Parlamento iraniano após a decisão do norte-americano de se retirar do pacto nuclear internacional sobre o Irã.

Trump retirou os Estados Unidos do acordo na terça-feira, levantando o risco de um conflito no Oriente Médio, irritando aliados europeus e provocando incertezas em relação à oferta global de petróleo.

"Trump não tem capacidade mental para lidar com adversidades", disse o presidente do Parlamento, Ali Larijani, à assembleia em discurso ao vivo na TV estatal.

Membros do Parlamento queimaram uma bandeira dos EUA e uma cópia simbólica do acordo iraniano, conhecido oficialmente como Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês), no início da sessão. Eles também gritaram "morte à América".

"O abandono por Trump do acordo nuclear foi um show diplomático...O Irã não tem obrigação de honrar seus compromissos sob a situação atual", disse Larijani. "É óbvio que Trump só entende a linguagem da força."

O presidente Hassan Rouhani afirmou na terça-feira que o Irã continuará comprometido com o acordo sem Washington apesar da decisão de Trump. O pacto foi elaborado para negar a Teerã a capacidade de construir armas nucleares.

"Se alcançarmos os objetivos do acordo em cooperação com outros membros do acordo, ele continuará em vigor...Ao deixar o acordo, a América comprometeu oficialmente seu compromisso com um tratado internacional", disse Rouhani em discurso televisionado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário