Prisão não vai impedir Lula de ser candidato. Mas sua campanha fica quase inviável

Publicado em 05/04/2018 00:59

A iminente prisão do ex-presidente Lula (PT), após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter negado a ele o habeas corpus no julgamento desta quarta-feira (4), não vai impedi-lo de ser candidato ao Planalto. Mas, na prática, a detenção quase inviabiliza sua campanha. E, como consequência, aumentará a pressão interna no PT para que o partido lance outro nome à Presidência da República.

Mesmo encarcerado, Lula poderá registrar sua candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – embora isso não garanta que o registro será deferido. Isso porque a Lei da Ficha Limpa estabelece que condenados em segunda instância (caso do petista) não podem ser candidatos.

E, ainda que o TSE impeça o petista de se candidatar, ele poderá recorrer a cortes superiores – o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o STF – para conseguir um efeito suspensivo do eventual indeferimento de sua candidatura.Se obtiver isso, continua na corrida eleitoral, ainda que esteja cumprindo pena de prisão.

Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário