Bovespa cai com nova fase de operação "Carne Fraca" da PF e de olho em exterior; BRF desaba 11%

Publicado em 05/03/2018 12:02

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice acionário da bolsa paulista operava em território negativo nesta segunda-feira, com as ações da BRF despencando cerca de 11 por cento após nova fase da operação Carne Fraca, da Polícia Federal, envolvendo a empresa, em sessão que tem ainda a cautela externa no radar.

Às 11:15, o Ibovespa caía 0,64 por cento, a 85.209 pontos. O giro financeiro era de 1,25 bilhão de reais.

O novo escândalo envolvendo o setor de proteínas no Brasil acontece em meio a um cenário externo que já vinha despertando cautela dos investidores, com o aumento do protecionismo nos Estados Unidos.

Na semana passada, o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou que aplicaria a imposição de tarifas de importação para aço e alumínio no país, de 25 e 10 por cento, respectivamente.

"Investidores seguem atentos às políticas de Trump, que podem levar à chamada guerra comercial", escreveram analistas da corretora Guide Investimentos, em nota a clientes.

DESTAQUES

- BRF ON despencava 11,7 por cento, após nova fase da operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que tem a empresa como alvo. Segundo o delegado da PF responsável pela investigação, a BRF não tomava todos os cuidados sanitários necessários e executivos da empresa tinham conhecimento dos fatos. A operação levou à prisão do ex-presidente-executivo global da BRF Pedro de Andrade Faria.

- JBS ON caía 3,2 por cento e MARFRIG ON perdia 1,4 por cento, também pressionadas pela nova fase da Operação Carne Fraca. MINERVA ON, que não figura no Ibovespa, tinha queda de 2,68 por cento.

- VALE ON recuava 1,17 por cento, em dia também negativo para os contratos futuros do minério de ferro.

- CSN ON tinha queda de 3,37 por cento, USIMINAS PNA perdia 3,09 por cento e GERDAU PN recuava 0,59 por cento, também reagindo à queda nos contratos futuros do minério de ferro e do aço na China, além da cautela em torno da possível taxação à importação de aço nos Estados Unidos.

- PETROBRAS PN caía 0,37 por cento e PETROBRAS ON tinha leve baixa de 0,04 por cento, em dia sem rumo firme para os preços do petróleo no mercado internacional.

- ITAÚ UNIBANCO PN perdia 0,78 por cento e BRADESCO PN caía 0,43 por cento, ajudando o viés negativo do índice devido ao peso em sua composição.

(Por Flavia Bohone)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário