Inflação oficial perde força e fica em 0,29% em janeiro, diz IBGE

Publicado em 08/02/2018 08:08

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, iniciou 2018 em desaceleração, passando de 0,44% em dezembro de 2017 para 0,29%, em janeiro deste ano. A taxa é a menor para o mês desde a criação do Plano Real, em julho de 1994.

Em 12 meses, o índice acumula avanço de 2,86%, o menor desde 2007, quando alcançou 2,99%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os preços relativos a transportes, apesar de terem registrado a maior variação em janeiro, perderam força e puxaram o resultado do IPCA. De uma alta de 1,23% em dezembro, o índice desse grupo de gastos desacelerou para 1,1%. Isso se deve, principalmente, à queda nos preços das passagens de avião, que ficaram 1,35% mais baratas depois de um dezembro com alta de 22,28%.

Veja a notícia na íntegra no site do G1

IPCA sobe 0,29% em janeiro, diz IBGE

LOGO REUTERS

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,29 por cento em janeiro, após alta de 0,44 por cento no mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira.

No acumulado de 12 meses até janeiro, o IPCA teve alta de 2,86 por cento, contra alta 2,95 por cento do mês anterior.

Pesquisa da Reuters apontou que a expectativa de analistas era de alta de 0,41 por cento em janeiro, acumulando em 12 meses alta de 2,98 por cento BRCPIY=ECI.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1 + Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Vitor Serqueira Posse - GO

    ENGRAÇADO, falam tanto em queda disso e daquilo, mais a gasolina está matando NÓS BRASILEIROS QUE PRODUZIMOS A MESMA. Produto nosso e aqui dentro é mais caro para nós.

    Precisamos de uma politica que mude isso, senão ficará mais dificil do que já está.

    POSSE GOIÁS R$ 4,594 POR LITRO.

    0
  • Márcio José Gasparelo Rio Verde - GO

    Esse governo não tem vergonha na cara em falar q não existe inflação. Subiu água, energia, combustíveis, quase todos insumos agrícolas só porque abaixou os preços de alguns produtos das cesta básica como arroz e feijão, penalizando produtores desses setores importando esses produtos de qualidade duvidosa porém mais em conta acha q não existe inflação. Palhaçada esse governo é esse testa lambida do Meireles..

    4