Lula vai perder mais uma vez no STJ; Alexandre de Moraes, do STF, se posiciona (em O Antagonista)

Publicado em 06/02/2018 12:37
Nada pode salvar a candidatura de Lula...

Lula vai perder mais uma vez no STJ (em O Antagonista)

Diz Merval Pereira, em O Globo

“A defesa de Lula caminha para mais uma derrota no recurso no STJ ao basear sua tese na prescrição do crime de corrupção passiva, que já foi rejeitada tanto na primeira instância pelo juiz Sergio Moro quanto no TRF-4 pelo relator Gebran Neto, que foi seguido pelos outros dois desembargadores da Turma.”

Os crimes pelos quais Lula foi condenado, de fato, se alongaram até 2014.

Lula não pode contar com Alexandre de Moraes

Alexandre de Moraes resolveu o enigma.

Ele disse:

“Entendo a constitucionalidade da execução provisória.”

Traduzindo: Lula pode ser preso.

Lula se cerca de militantes para evitar a cadeia

O PT adiou um ato de Lula em Belo Horizonte.

Diz a Folha de S. Paulo:

“O evento que ocorreria nesta quarta-feira foi reagendado para o próximo dia 21.”

Pelos cálculos do PT, Lula pode ser preso no dia 21.

O criminoso deve ter decidido se cercar de militantes para tentar criar um constrangimento e evitar a cadeia.

Lula preso em 19 de fevereiro?

A Frente Brasil Popular, do PT e seus satélites, distribuiu um cronograma de ações para os meses de fevereiro e março contra a reforma da Previdência e em defesa de Lula, diz a Folha.

No documento, uma espécie de agenda para fevereiro e março, os lulistas citam o risco de prisão de seu Estimado Líder na semana do dia 19 de fevereiro.

“No que tange à Previdência, existe a sinalização de votação no Congresso da reforma a partir dessa data [19 de fevereiro]. Bem como na mesma semana o TRF-4 poderá expedir o mandado de prisão do presidente Lula”, diz o texto.

Não é “Lula preso amanhã”, mas é “Lula preso daqui a duas semanas”. E nem é O Antagonista que está dizendo.

“Lula será preso em até 12 dias”

O PT está perdido.

Num dos grupos de WhatsApp do partido, os comparsas de Lula comemoraram o recrutamento de Sepúlveda Pertence.

Imediatamente depois, diz O Globo, um correligionário estragou a festa, dizendo:

“Lula será preso em até 12 dias.”

A “inelegibilidade aritmética” de Lula

Gilmar Mendes descartou mais uma vez a candidatura de Lula.

Entrevistado pela Folha de S. Paulo, ele disse:

“A inelegibilidade depois de uma condenação em segundo grau talvez seja uma das poucas certezas que a gente tenha em relação à Lei da Ficha Limpa.”

O jornal argumentou que, no passado, outros condenados já se candidataram.

Ele respondeu:

“A não ser que se consiga a suspensão da condenação no âmbito penal, a pessoa está fora do processo. A condenação é quase que uma inelegibilidade aritmética.”

A “leitura política” de Gilmar Mendes que pode tirar Lula da cadeia

Ao mesmo tempo em que descarta a candidatura de Lula, Gilmar Mendes abre-lhe as portas da cadeia.

A Folha de S. Paulo perguntou se ele mudou sua posição em relação à prisão dos condenados em segundo grau apenas para salvar seus amigos.

Ele respondeu:

“Mas que amigo? Eu não tenho amigo que esteja correndo risco de prisão. Isso virou o Brasil, essa coisa rastaquera.

Votei a favor [da prisão depois de segunda instância] entendendo que ela era permitida. Mas o que passou a ocorrer? Virou regra, como se tivesse sido um axioma. Se tornou imperativa, nesse ambiente de caça às bruxas.

É esse debate, nesse contexto geral, que eu recoloquei. Vamos ter que fazer uma leitura política disso.”

Nada pode salvar a candidatura de Lula

A defesa de Lula plantou na imprensa que, de chicana em chicana, ele poderia arrastar sua candidatura até setembro ou outubro.

Gilmar Mendes negou que isso possa ocorrer.

Ele disse à Folha de S. Paulo:

“Acho muito difícil nesses casos de grande visibilidade, porque isso envolve a autoridade da Justiça Eleitoral. Em geral, a nossa orientação tem sido a de acelerar esses processos, para evitar uma chicana.”

O jornal insistiu, perguntando:

“E qual é a possibilidade de o STF garantir Lula na eleição, por meio de uma liminar?”

Ele respondeu:

“O Supremo já declarou várias vezes a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa. Não me parece que haja essa possibilidade.”

Risco de asilo de Lula é real, diz procurador da PRR-1

Como mostramos na sexta-feira, o juiz substituto Bruno Apolinário, do TRF-1, ignorou parecer do Ministério Público da segunda instância ao liberar Lula para viagens internacionais.

Na decisão de Apolinário não há sequer um parágrafo da manifestação do procurador Wellington  Bonfim, e dá para entender o motivo.

Além de fundamentar posição oposta à do juiz, Bonfim alerta para o real risco de que Lula peça asilo diplomático em alguma embaixada sul-americana em Brasília – como publicamos no fim de semana.

“É inegavelmente uma figura política com projeção internacional, com afinidades político-ideológicas com chefes de Estados estrangeiros e uma rede de apoiadores que, com certeza, acreditam nas suas alegações de perseguição política.”

Na sua manifestação, Bonfim cita ainda trechos de artigo de Vladimir Passos de Freitas sobre o requerimento de Lula à ONU, que fala da possibilidade de um “pedido de asilo” na embaixada de outro país, como “Uruguai ou Cuba”.

Confira AQUI a íntegra do documento.

 

 

A candidatura de Lula é “irregistrável”

O novo presidente do TSE, Luiz Fux, entrevistado por O Globo, foi categórico:

“O ordenamento jurídico brasileiro hoje é claro no sentido de que, incidindo naquelas hipóteses (da Lei da Ficha Limpa), o candidato é inelegível. Isso não significa dizer que o candidato pode se registrar e ter o pedido de registro indeferido. Ele é irregistrável. Ele não pode oferecer registro de candidatura. Essa é a percepção que nós temos. Sabemos também que há quem sustente que a Lei das Eleições permite uma candidatura sub judice (com recurso judicial). A negativa do registro pressupõe um registro. E o que nós entendemos, em um primeiro momento, é que essas duas correntes vão balizar a controvérsia: uma que entende que os candidatos fichas-sujas são irregistráveis. E outra que entende que ele pode recorrer (da negativa) do registro.”

A candidatura de Lula, portanto, nem vai chegar ao STF, porque será barrada antes disso.

Lula ataca Moro pelo auxílio-moradia

Lula, entrevistado por uma rádio pernambucana, tentou acobertar seus crimes atacando o auxílio-moradia de Sergio Moro.

Ele disse também que os membros da Lava Jato são “messiânicos” e que deveriam ser demitidos:

PT ataca Pixuleco

Carlos Árabe, secretário do PT, declarou guerra contra o Pixuleco.

Ele disse para a Folha de S. Paulo:

“O que nós esperamos é que toda pessoa que defenda a democracia transforme esses bonequinhos em pedacinhos de plástico. Que eles sejam devidamente despedaçados”.

Ele obedeceu às ordens de Gleisi Hoffmann, que pediu “tolerância zero” contra os bonecos infláveis.

Um dos autores do desenho do Pixuleco, Paulo Gusmão, comentou:

“Enquanto Gleisi está pensando em ser intolerante com o Pixuleco, nós estamos pensando em ser intolerantes com os corruptos”.

Nem FHC defende Lula

Nem FHC defende Lula.

Ele disse à rádio Jovem Pan:

“Está lá. Tem bastante elementos. Isso é contra a lei. Um juiz pode errar, mas não foi um, foi um mais três. Foram quatro juízes.”

E mais:

“Eu lamento, porque fica uma marca negativa na história. É ruim, tomara não tivesse sido, mas são tantas evidências. Vai fazer o quê? Tapar os olhos? Tapar sol com a peneira? A peneira está transparente.”

A candidatura de Lula, segundo ele, acabou:

“Tem lei que diz quem pode ou não se candidatar. Ou você obedece a lei ou você quebra a Constituição.”

FHC admitiu até que Lula seja preso:

“Não é bom para o país, mas vai fazer o quê? A lei é a lei.”

Lula quer casar

Lula comentou sua viuvez em entrevista a uma rádio de Pernambuco.

Ele disse estar aberto a um novo relacionamento.

“Não tem data marcada isso. É coisa que acontece ou não acontece. Se tiver que acontecer, vai acontecer. E aí meus filhos vão saber e o mundo vai saber. A Marisa me disse um dia: ‘você sabe que quem fica viúvo é quem morre, quem está vivo não fica viúvo nunca’.”

Rosa Weber mudou de ideia sobre prisão após 2ª instância?

O Antagonista apurou que Rosa Weber teria mudado de entendimento sobre prisões após condenação em segunda instância.

Ela votaria hoje na mesma linha de Roberto Barroso e Luiz Fux, isolando Marco Aurélio. Resta saber o que fará Alexandre de Moraes.

Alexandre de Moraes vota hoje 2 casos que remetem ao cumprimento da pena depois da condenação em segunda instância (Reinaldo Azevedo)

O ministro Alexandre de Moraes, presidente da Primeira Turma do Supremo, pautou para esta terça dois votos que estão gerando frisson antes mesmo de serem conhecidos. E é fácil saber por quê. Um deles diz respeito a um prefeito condenado em 2009, pelo TRF-4, a cinco anos de cadeia. A pena vai prescrever no mês que vem, e o Ministério Público Federal pede a sua execução. No outro caso, o ministro dá seu voto sobre liminar concedida por Marco Aurélio, que impediu a prisão de um indivíduo condenado a cinco anos e meio. Nesse caso, a sentença já foi confirmada pelo STJ, mas ainda cabe recurso.

Vamos lá. Será a Primeira Turma a decidir o destino de ambos, e qualquer que seja o resultado, este dirá respeito apenas aos dois. Então por que o diz-que-diz-que? Em 2016, por 6 a 5, o tribunal reafirmou jurisprudência no julgamento do Recurso Extraordinário 964246, autorizando a execução da pena depois da condenação em segunda instância, isto é, por um Tribunal Regional Federal ou por um Tribunal de Justiça. Lê-se no acórdão:
“Em regime de repercussão geral, fica reafirmada a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal no sentido de que a execução provisória de acórdão penal condenatório proferido em grau recursal, ainda que sujeito a recurso especial ou extraordinário, não compromete o princípio constitucional da presunção de inocência afirmado pela Constituição.”

Vamos traduzir: a expressão “repercussão geral” quer dizer os tribunais inferiores se vinculam à decisão tomada pelo STF. A votação da Primeira Turma, nesta terça, não tem esse caráter. O caso diz respeito apenas aos dois condenados.

Vamos relembrar sempre qual é o ponto. O Inciso LVII do Artigo 5º da Constituição define o seguinte:
“Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”.

Já disse que não conheço trecho mais claro na Constituição do que esse. Se o sujeito não pode ser considerado culpado, como é que vai cumprir pena? Aquele caso de 2016 foi relatado por Teori Zavascki. Com todo respeito que merece sua memória, ele recorreu a uma falácia e acabou saindo vitorioso. Qual? Lembrou que a terceira instância, STJ ou STF, não pode lidar com as chamadas “questões de fato”. Vale dizer: não se faz reexame de provas, por exemplo. Assim, por esse caminho, não se pode rever a sentença. Então, disse o ministro, que seja executada. Ocorre que restam as chamadas “questões de direito”, que podem, sim, mudar o destino de um réu, com possibilidade, ainda que remota, de absolvição. E que questões são essas? Falhas processuais, erro na aplicação da lei, tipificação penal imprópria etc.

Ainda que essas possibilidades não existissem, e elas existem, há a Constituição. Se lá está escrito que só é culpado aquele que tem sentença transitada em julgado, quando não cabe mais recurso, assim tem de ser. Goste-se ou não.

Voltemos a Moraes
Em 2016, Alexandre de Moraes ainda não era ministro. Substituiu justamente Zavascki, um dos seis votos favoráveis à antecipação da pena. Para lembrar: os outros cinco foram Joaquim Barbosa, Roberto Barroso, Luiz Fux, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia. Deram voto contrário Celso de Mello, Marco Aurélio, Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli e Rosa Weber.

Notem: Barbosa, a favor da antecipação, foi substituído por Edson Fachin, que tem a mesma opinião. Se, nesta terça, Moraes der um voto contra a execução antecipada da pena, vai se entender que, quando o pleno do Supremo voltar ao tema, aí para uma decisão de mérito, aquele placar de 6 a 5 pode ter-se invertido, adequando a decisão ao que está na Constituição. Mais: há quem aposte que Gilmar Mendes pode mudar seu voto.

O PT está de olho na votação. É claro que está preocupado com o risco de prisão de Lula. Mantida a atual jurisprudência do STF, ele será preso, já votou a turma do TRF-4, depois da resposta aos embargos de declaração. Mas isso não o impediria, note-se, de conseguir um habeas corpus.

Será que o voto que Moraes der nesta terça será necessariamente a antecipação de seu voto de mérito? É bom lembrar que tanto na sabatina como em pronunciamentos posteriores, ele afirmou que o Supremo tinha de revisitar a questão para pacificar a jurisprudência. Enquanto isso não acontecesse, deu a entender que pode levar em conta o voto do colegiado. Assim, nada impede que, vá lá, ele vote agora de acordo com a ainda maioria e tome decisão distinta quando se julgar o mérito.

Outro voto ao qual se deve prestar atenção é o de Rosa Weber. Em 2016, ela se posicionou de forma contundente contra a execução antecipada da pena. Ocorre que, de lá para cá, a questão se misturou, por exemplo, com o que pode acontecer com Lula. Não nos esqueçamos de que o juiz Sérgio Moro foi assessor do seu gabinete. Rosa pertence hoje ao grupo que chamo “Os Quatro do Barulho”, composto ainda de Roberto Barroso (candidato a pensador da turma), Luiz Fux e Edson Fachin. Essa turma não se vexa em mandar garantias às favas em nome do que entende ser justiça. Embora ela só tenha sido nomeada em razão de suas vinculações com o PT do Rio Grande do Sul, não é impossível que mude seu voto desta feita, seguindo o trio do pega-pra-capar, como um ato de deferência a Moro e para mostrar que é independente.

Para encerrar: Cármen Lúcia, para não variar, fez muito mal em vincular essa questão da execução da pena à situação de Lula. O tema já estava posto bem antes. De fato, seria casuísmo votar alguma coisa só para beneficiar o petista. Mas também é casuísmo deixar de votá-la na presunção de que ele possa ser prejudicado, não é mesmo? (Reinaldo Azevedo)

 

 
 
 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
O Antagonista/REDETV

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Caaps Curse Cascadura - RJ

    façam o que for preciso, mas lula não pode ser candidato. inocente ou culpado. pouco importa.

    5
  • Petter Zanotti Assis - SP

    É indisfarçável a parcialidade do Reinaldo Azevedo quando trata-se do PT... Existe sempre um "porém", um "senão", um "entretanto"... Lamentável!

    3
    • Arlindo Pontremolez Varalta Ibirarema - SP

      Reinaldo Azevedo ou seria melhor Reinaldo AZEDO??!!!

      Esse tal Reinaldo e seus cumpanherus servos do PT, aclaro os que mamaram e seguem mamando no pais atraves do PT sempre encontram algo para tratar de impedir que seus mentores respeitem as leis ainda vigentes nesse pais pára as gordas tetas do estado , sigam derramando grandes e generosas quantidades de leite durante as suas largas infancias!!!

      O sr Azevedo e outros blogueiros desse pais se creem a ultima coca cola do deserto.

      SE creem o moranguinho do chantily!!

      Eles pensam que os brasileiros sao uns imbecis e que sao os unicos que nasceram com ofavor de Deus em quanto a massa cefalica !!!

      Se creem os unicos donos e senhores das verdades nesse pais!!

      Os unicos que podem determinar o que cverdadeiro e o que e falso em todos os temas nacionasi!!

      Esse sr Azedo e de verdade digno de do!!!!!!

      Agora o sr Reinaldo Azedo quer colocar medo na populacao...!!!

      Cuidado brasileiro ...os brasil pode perder muito ...ha periogo se o Octoplus for preso!!

      Sr Azedo ..nos estamos morrendo de medo que isso acontessa!!!

      Nao tenho dormido de tanto pensar nesse perido de que o Lularapio seja guardado!!

      A populacao esta temerosa de que suceda!!!!

      Por favor !!!

      Se vc nao tem nada mais para escrever vai trabalhar um pouco!!!

      Nos brasileiros de bem e produtores desse pais sereos as pessoas mais felizes da vida quanrto esse dia que se aproxima venha se cumprir!!

      EStamos a dias dessa data querida!!

      Estaremos prontos para aplaudir a Republica deCuritiba e o sr Moro e seus 300!!

      SEra um dos dias mais felizes das nossas vidas, quando possaos ver com nossos olhos o homem mais santo da terra escute o " CLICK " klahhhh o fechem o cadeado da sua jaula!!

      Por longos dias Octoplus vera o sol nascer quadrado!!

      Aqui aclaro ser Azevedo.-

      Primero vc nao e o dono da verdade.

      Segundo :- tenho duvidas em quanto a quantidade de massa cefalica da sua pessoa!

      TErceiro uma vez guardado o seu poderoso chefao em um mes ou um pouco mais ja nao sera noticia comprada como faz ate agora e caira no esquecimento para a alegria da nossa nacao!!........e com a graca de Deus so voltara a ser noticia quando as portas da sua cela facam " CLICK " novamente pra libertar lo desse mundo terrenal no qual ele fez tanto mal e va a sua viagem eterna para nunca mais retornar!!

      Entao nesse dia ser Azevedo se osr ainda tive escrevendo suas tao enfadas linhas quem sabe tera a oportunidade de escrever e a A manchete devera ser:-.....

      Hoje faleceu aquele que foi o maior, o MAIOR LADRAO que o mundo conheceu!!!!

      Esse dia o mundo ficara livre disso que se Chama !! que se chama!!!.......que importa ja nao estara!!

      Deus salva essa nacao!!!

      4
    • carlo meloni sao paulo - SP

      A SOLUÇAO E" MUITO SIMPLES----DEIXEM DE LER O AZEVEDO---EU POR EXEMPLO NEM SEI O QUE ELE ESCREVE-----SIMPLES

      1