Perto do TRF-4, apoiadores de Lula esperam desanimados por notícias do julgamento

Publicado em 24/01/2018 16:02

LOGO REUTERS

Por Lisandra Paraguassu

PORTO ALEGRE (Reuters) - Barrados pelo esquema de segurança a cerca de um quilômetro do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), os partidários do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aguardavam sob o sol nesta quarta-feira alguma notícia do julgamento com ar de desânimo.

O caminhão de som contratado pela organização, depois ter a presença de deputados e lideranças, estava ocupado por shows musicais neste início da tarde na capital gaúcha. Embaixo, os manifestantes ainda nem sabiam que as primeiras notícias vindas do tribunal não eram boas para o ex-presidente.

Vindos de outros Estados do sul do país, dois assentados da reforma agrária -que preferiram não de identificar- procuraram a Reuters para saber como andava o julgamento. Ao saber que o primeiro voto, do relator João Pedro Gebran Neto, não só mantinha a condenação como aumentava a pena para 12 aos e 1 mês, mostraram desanimação. Na primeira instância, o juiz Sérgio Moro tinha condenado o petista a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

"A gente já esperava, mas a esperança é a última que morre", disse um deles. "Vão ter que aguentar depois a reação do povo."

Apesar de o julgamento estar sendo transmitido pela rede Youtube, por algumas tevês e com cobertura em tempo real de vários sites, os organizadores não anunciaram o resultado no microfone.

Rodrigo Miranda, baiano que veio acompanhar por conta própria o movimento pelo presidente, disse sentir uma tristeza ao ver o presidente sendo julgado. Pintor desempregado, afirmou que sua situação piorou muito nos últimos. "É triste o que está acontecendo no Brasil", disse.

Um dos seus companheiros assentados diz, no entanto, que não é tristeza, mas mais indignação o que sente. "O Judiciário tomou a posição de defender a classe rica. É mais um degrau do golpe", disse.

Na terça-feira, depois que milhares de pessoas foram ao centro de Porto Alegre ouvir o ex-presidente discursar, o grupo fez uma caminhada de dois quilômetros até o anfiteatro Pôr-do-Sol, onde estava o acampamento organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), para uma vigília.

Nesta quarta pela manhã, o PT informava que 30 mil pessoas se reuniram no local mais próximo ao TRF-4 onde o grupo podia chegar. À tarde, o grupo era bem menor, e se espalhava pelos gramados por perto do carro de som.

"Vamos ficar aqui até o fim. E aí vamos ver o que vai acontecer com esse Brasil", disse à Reuters um dos agricultores assentados.

A 8ª Turma do TRF-4 julga recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a condenação a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso envolvendo um apartamento tríplex no Guarujá, litoral de São Paulo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Arlindo Pontremolez Varalta Ibirarema - SP

    Que pena !!!......

    Que não foi agarrado antes...

    O pecado tem sempre as suas consequencias e Lulinha Petralha nao ficou sem ela.

    Saber que os milhoes roubados que seguramente estao escondidos em algum paiseco desses , entre os os Maduros da vida e so de pensar na possibilidade de que jamais podera utilizarlos pessoalmente deve ser uma tristeza tremenda.

    Mais triste que nao ter e ter e nao poder disfrutar......

    Lula e Cia tem que aprender que o crime ainda nao compensa!!

    Deus abencoe o dr Moro!!!

    2
    • Eduardo Rocha de Moraes Santo Angelo - RS

      O que mais me apavora é ver um juiz do Supremo, Marco Aurélio de Mello vir a público falar que a prisão do ladrão pode provocar uma bagunça no país..., fico me perguntando se um ladrão desses não tinha que estar na cadeia? Ainda ficará fazendo comício..., parece que os valores mudaram, imagine dar moral pra um corrupto desse...

      0
    • elcio sakai vianópolis - GO

      ...fico imaginando os filhos do lula indo pro mesmo caminho.

      1