Adesão da Opep a cortes cresce em dezembro com menor produção da Venezuela

Publicado em 05/01/2018 15:00

LOGO REUTERS

SÃO PAULO (Reuters) - A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) ampliou o nível de cumprimento de seu acordo para cortes de oferta em dezembro, ajudada por uma redução na produção da Venezuela e por maiores cortes de exportadores do Golfo, segundo uma pesquisa da Reuters.

O resultado aponta para um forte compromisso do cartel em cumprir os cortes mesmo em meio a preços mais altos do petróleo no mercado internacional.

A aderência ao pacto cresceu para 128 por cento, ante 125 por cento em novembro, segundo a pesquisa. A Opep tem reduzido sua produção em cerca de 1,2 milhão de barris por dia (bpd) como parte de um acordo que envolveu também a Rússia e outros países de fora do grupo, em um pacto que deve durar até o final de 2018.

O petróleo atingiu máximas desde maio de 2015 nesta semana, sustentado por estoques em queda, demanda em alta e pela adesão dos países da Opep aos cortes prometidos.

A Arábia Saudita, maior exportadora, cortou a produção em 60 mil bpd, segundo as fontes da pesquisa, indo para bem abaixo de sua meta.

Já a produção da Venezuela, onde a indústria petroleira sofre com falta de recursos em meio à crise financeira do país, caiu abaixo da meta da Opep, segundo a pesquisa. Tanto as exportações quanto as operações de refinarias do país foram mais baixas em dezembro.

(Reportagem adicional de Rania El Gamal)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário