Paraná Pesquisas diz que Bolsonaro já lidera no Norte e Centro-Oeste
O pré-candidato à Presidência e deputado federal Jair Bolsonaro (PSC)conquistou a liderança nas pesquisas eleitorais em pelo menos duas regiões do país, Norte e Centro-Oeste. Ao mesmo tempo, ele tem uma baixa penetração no Nordeste, segundo dados da última pesquisa eleitoral feita pela Paraná Pesquisas.
De acordo com o levantamento, o deputado tem 30,6% das intenções de voto no Norte e Centro-Oeste, contra 24,8% do ex-presidente Lula, em um cenário em que o petista possa concorrer em 2018. Em um cenário sem Lula, Bolsonaro iria a 31,1% das intenções nessas regiões.
A pesquisa foi feita entre os dias 18 e 21 de dezembro, ouviu 2.020 pessoas em todo o país e tem margem de erro de dois pontos percentuais.
Já no Nordeste Bolsonaro tem seu pior desempenho. Ele chega a 12,3% das intenções na região contra 45,1% de Lula. Nos cenários sem o ex-presidente, o deputado federal marca 15,1% em uma disputa contra Dilma (que tem 21% e lidera na região), e 16,2% em uma disputa sem Dilma e que tem Marina Silva liderando na região com 17,5% das intenções.
No Sul e no Sudeste, o desempenho de Bolsonaro é mais próximo ao que ele consegue no geral da pesquisa. Ele tem 22,7% das intenções no Sudeste e 23,5% no Sul, no cenário com Lula. O ex-presidente aparece empatado tecnicamente com o deputado federal, com 22,1% das intenções no Sudeste e 23,8% no Sul.
Nos cenários sem Lula, o deputado lidera isolado tanto no Sudeste (24,5% no cenário com Dilma e 24,6% no cenário sem Dilma) e no Sul (24,5% no cenário com Dilma e 24,5% no cenário sem Dilma). SQUISAS ELEITORAIS
Eleições 2018
Veja como estão as intenções de voto para presidente em três cenários elaborados pela Paraná Pesquisas.
CENÁRIO 1
Com Lula
CENÁRIO 2
Sem Lula e com Dilma
CENÁRIO 3
Sem Lula e sem Dilma
Metodologia: A pesquisa ouviu 2.020 pessoas em 25 estados e 164 municípios. Ela tem grau de confiança de 95% e margem de erro de dois pontos percentuais.
Fonte: Paraná Pesquisas. Infografia: Gazeta do Povo.
Lula e Bolsonaro estão isolados e terceiro nome está indefinido
O ex-presidente Lula (PT) e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC)aparecem isolados na frente na corrida pelo Palácio do Planalto na última pesquisa eleitoral de 2017. O levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas mostra Lula na frente, com 29,2% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 21,1%.
A pesquisa foi feita entre os dias 18 e 21 de dezembro, ouviu 2.020 pessoas em todo o país e tem margem de erro de dois pontos percentuais.
Neste cenário eleitoral com a presença de Lula, há uma indefinição sobre o possível aparecimento de uma terceira força com chances de ir para o segundo turno nas eleições de outubro de 2018. Cinco nomes que se apresentaram como pré-candidatos oscilam entre 3,5% e 8,6%, de acordo com a Paraná Pesquisas.
INFOGRÁFICO: Veja os resultados nos três cenários da pesquisa
A fila da terceira colocação é puxada por Marina Silva (Rede), com 8,6%, seguida pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), com 7,9%, e pelo ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, com 6,8%. Completam a lista Ciro Gomes (PDT), com 5,2%, e o senador Alvaro Dias (Podemos), com 3,5%. Neste cenário, 12,5% dos entrevistados não escolheram nenhum candidato e 3,4% não souberam opinar.
O Paraná Pesquisas elaborou dois cenários sem Lula. O ex-presidente pode ser condenado em segunda instância na ação em que é acusado de ter recebido um apartamento no Guarujá como propina. O julgamento em segunda instância será na segunda quinzena de janeiro e, se condenado, Lula fica inelegível de acordo com a Lei da Ficha Limpa.
No primeiro cenário sem Lula, foi colocado o nome da ex-presidente Dilma Rousseff como candidata pelo PT. Ela fica em segundo lugar, com 13,4% das intenções de voto, empatada tecnicamente com Marina Silva (12,2%). Bolsonaro lidera com 22,8% das intenções, o que mostra pouca transmissão de votos de Lula para o deputado federal. Em terceiro lugar vem o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (8,7% das intenções, empatado tecnicamente com Marina Silva), seguido por Ciro Gomes (7,7%), Joaquim Barbosa (7,6%) e Alvaro Dias (4%). No total, 21,4% dos entrevistados não escolheram nenhum candidato.
O segundo cenário traz Jaques Wagner como candidato do PT – ele faz apenas 3,9% das intenções, ficando em sétimo na preferência dos entrevistados. Nesse cenário, Marina Silva se consolida na segunda colocação, com 14,8% das intenções, atrás de Bolsonaro (23,2%). A briga pela terceira colocação fica entre Joaquim Barbosa (9,6%), Geraldo Alckmin (9,5%), Ciro Gomes (8,2%) e Alvaro Dias (4,3%). No total, 23,7% dos entrevistados não escolheram nenhum candidato.
Michel Temer
O Paraná Pesquisas também avaliou o possível papel do presidente Michel Temer nas eleições de 2018. Para 50,4% dos entrevistados, o apoio de Temer diminuiria a vontade de votar em algum candidato. Para 40,7%, esse apoio seria indiferente e só para 4,4% a presença de Temer no palanque aumentaria a chance de votar em um candidato.
A impopularidade do governo também pode ser medida pela baixa presença de nomes ligados a Temer entre os pré-candidatos. Apenas o atual ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), já se colocou como um nome para 2018 – nos três cenários avaliados pela Paraná Pesquisas, ele não passa de 1,3% das intenções de voto.
Segundo a pesquisa, só 5,2% dos brasileiros avaliam o governo Temer como ótimo ou bom, enquanto 72,9% o avaliam como ruim ou péssimo. A taxa de desaprovação da atual administração é de 82,8%.
Eleições 2018
Veja como estão as intenções de voto para presidente em três cenários elaborados pela Paraná Pesquisas.
CENÁRIO 1
Com Lula
CENÁRIO 2
Sem Lula e com Dilma
CENÁRIO 3
Sem Lula e sem Dilma
Metodologia: A pesquisa ouviu 2.020 pessoas em 25 estados e 164 municípios. Ela tem grau de confiança de 95% e margem de erro de dois pontos percentuais.
Fonte: Paraná Pesquisas. Infografia: Gazeta do Povo.
Para eleitor, Bolsonaro é único candidato de direita (O Antagonista)
O Instituto Paraná também perguntou aos eleitores como eles enxergam os atuais pré-candidatos à Presidência da República.
Lula, Marina Silva e Ciro Gomes são vistos como políticos de esquerda, enquanto Alckmin e Álvaro Dias são considerados de centro. Jair Bolsonaro é o único de direita, para a maioria dos entrevistados.
8 comentários
Wall Street fecha em alta após dados de atividade
Ibovespa sobe e chega nos 129 mil pontos com Petrobras; tem ganho na semana
Dólar fecha estável antes de anúncios do governo na área fiscal
Dólar sobe e euro recua para menor cotação em dois anos após dados do PMI
STOXX 600 salta mais de 1% e atinge pico em uma semana com impulso do setor imobiliário
S&P 500 e Dow Jones atingem máximas de uma semana após dados de PMI dos EUA
Osmar Martins Santos - SP
A coisa é simples, em qualquer situação o segundo turno (se houver), Bolsonaro deve ganhar no primeiro turno, é ele e mais um, é bom JAIR se acostumando.
Favor manter a "guarda alta" com as super mega ultra seguras urnas eletrônicas!!! Concordo que numa eleição limpa o Bolsonaro seria facilmente eleito, mas com essas urnas aí tudo é possível..., estamos no Brasil, não se esqueçam!
#BOLSONARO2018
giordano constance florianópolis - SC
Vamos ser honestos?
Você não quer uma arma pra se defender de bandidos. Vc quer uma arma pra apontar pro cara que mexeu com sua mulher na rua e mostrar que vc é machão. Quer uma arma pra intimidar o cara que torce pro time rival. Quer fazer calar o menino que fez bullying com seu filho. Quer passar um susto no cara que fechou seu carro no trânsito. Mandar o vizinho abaixar a música e mostrar pra ele quem manda no bairro. Quer mostrar em uma discussão política que vc tem o melhor argumento. Quer uma arma pra fazer a mulher se calar em uma briga motivada por ciúmes. Intimidar o homossexual que te olhou na balada, mesmo que sem intenção, mas pq te achou bonito. Mostrar pra quem humilhou seu filho, quem manda aqui. A última coisa que vc quer é supostamente se defender de bandidos. Vc quer uma arma pra afirmar sua voz, pra mostrar pra todo mundo que vc é o cara. Vc na verdade é um #%¨&#@@#%GIORDANO, VOCÊ E" O DESONESTO: Teus pensamentos você deve guardar na tua cabeça, e nunca achar que os outros pensam como você.
Se arma fosse pra mostrar... Carregaria uma foto... Arma foi feita pra atirar... Mostrar pra essa corja que eles não são o cara...
Giordano, o que vc faria se estivesse numa fazenda a 40 km da cidade sendo assaltado, e quando liga pra policia a atendente fala que nao tem viatura? O que o Brasil precisa é de vergonha na cara. Pelo menos na hora de votar... O dia 24 está chegando..
Este site está indo pro buraco rapidamente. O mediador dos comentários fica dando espaço para estes robôs petralhas, que querem causar tumultos. O foco principal deste espaço seria discutir os problemas do setor agrícola. Ao invés disso, deixam estes jegues falarem e fica aquela discussão sem sentido. Quem é inteligente não votará no PT e aqueles com QI de ameba retardada continuarão a votar no PT. Poderíamos estar discutindo a grave seca da Argentina e no RGDS, a exportação recorde de soja em 2017, os falsos números da safra de milho divulgados pela Conab, a importação danosa de leite , arroz, frutas , etc... Assuntos que , se repercutidos, poderiam ajudar a virar o jogo da mentira e jogar luz na escuridão das notícias manipuladas. Mas infelizmente os donos do site preferem alimentar esta polêmica babada da política. Talvez seja por isso que ilustres comentaristas como Liones Severo nem aparecem mais por aqui. Ficamos lendo comentários idiotas como deste Giordano, que mora em Florianópolis e acredita que melancia dá em árvore. Trouxas como ele compram comida orgânica e depois vão pegar uma onda numa praia que recebe esgoto. A polêmica é muito boa para gerar visitas diárias, aumentando o preço para anunciar no site, mas a qualidade está caindo muito. Faço esta crítica na esperança de alertar o dono do site. Qualidade é melhor que quantidade.
Vc sairia apontando arma para outra pessoa por aí se soubesse q ela tbm pode estar armada? Acho q não né. Por isso que funciona, todos pensam duas vezes antes de agir quando não conhece o poder de resposta da outra parte. Nos dias de hj, porém, os criminosos não tem medo de agir contra as pessoas pq tem certeza q eles não estão armados. Pense nisso e talvez vc vai mudar seu ponto de vista.
Gustavo Ferreira
Se Lula for preso quem ganha é a MARINA segundo as pesquisas. MARINA sabe que o momento é dela, Lula jamais vai entregar a Presidencia ao PSDB, sem duvida Lula vai apoiar a MARINA, com isso o PT deve ganhar 3 Ministérios, na cadeia Lula vai indicar o Ministro da Justiça. Né Moro ! .............
Este texto e' de ANTONIO CARLOS PEREIRA...
J. D.Costa Pato Branco - PR
no segundo turno até um poste ganha do bolsonaro...
Ponham a Dilma de candidata então.
Poxa Rodrigo, você foi mais rápido que eu.
Julio Cesar Fornaciari
É melhor, DE FATO, JAIR se acostumando,....não tem prá ninguém, é BOLSONARO PRESIDENTE...TREMAM COMUNISTAS.
João Lopes De Souza Miranda Londrina - PR
Pesquisa tendenciosa! Bolsonaro já está liderando em todas as regiões e com ampla vantagem! Lula só lidera em intenções para sair logo a sentença em 2ª instância para a Papuda!
Fanatismo é doença !
Inácio Fernandes morro do chapéu - BA
Bolsonaro 2018
Inácio Fernandes morro do chapéu - BA
Melhor Jair se acostumando, Brasil!