Dólar recua ante o real com correção após adiamento da reforma da Previdência

Publicado em 15/12/2017 09:31

LOGO REUTERS

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava em queda ante o real nesta sexta-feira, num movimento de correção após as recentes altas geradas pelos temores sobre a votação da reforma da Previdência que, na véspera, foi adiada para o início de 2018.

Às 11:59, o dólar recuava 0,57 por cento, a 3,3176 reais na venda, depois de acumular alta de 3,28 por cento em apenas seis pregões e chegar ao maior patamar em quase seis meses. Na mínima, registrou 3,3138 reais. O dólar futuro tinha queda de cerca de 0,80 por cento. [nL1N1OE1YC]

"Com a definição da data da votação (da reforma) para fevereiro, o mercado deve ter menos movimentos bruscos, ficar mais em cima de fundamentos, acompanhando ativos internos e externos", afirmou o operador da corretora Spinelli José Carlos Amado.

A votação da reforma foi agendada para 19 de fevereiro na Câmara dos Deputados, depois de o governo atuar fortemente para tentar angariar apoio político para aprová-la na Casa ainda neste ano.

Sem sucesso, o temor agora dos agentes econômicos é que o Brasil possa ser novamente rebaixado pelas agências de classificação de risco, já que a reforma da Previdência é considerada essencial para colocar as contas públicas em ordem e estancar a escalada da dívida do país.

Na véspera, a agência Moody's informou que o adiamento da votação era fator negativo para o Brasil, enquanto que para a Fitch novos adiamentos podem colocar em risco a viabilidade do teto de gastos e a estabilização da dívida no médio prazo.

O Banco Central vendeu o total de até 14 mil swaps cambiais tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares, para rolagem do vencimento de janeiro. Até agora, rolou o equivalente a 7,7 bilhões de dólares do total de 9,638 bilhões de dólares que vencem no mês que vem.

Nesta sessão, os investidores também acompanhavam a trajetória do dólar no exterior, onde operava em queda ante divisas de países emergentes, como o rand sul-africano e o peso chileno.

Sobre uma cesta de moedas, o dólar rondava a estabilidade, uma vez que o debate no Congresso dos Estados Unidos sobre a proposta de reforma tributária afetou a confiança de que as reformas serão aprovadas em sua forma atual.

(Por Claudia Violante)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário