Dólar sobe e caminha para R$3,35 com temores sobre reforma da Previdência

Publicado em 14/12/2017 09:32

LOGO REUTERS

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar subia e caminhava para o patamar de 3,35 reais nesta quinta-feira, com o mercado voltando a ficar mais temeroso com o andamento da reforma da Previdência diante de sinais contraditórios dentro do governo sobre a agenda que será adotada para tirar a matéria do papel.

Às 11:59, o dólar avançava 0,65 por cento, a 3,3374 reais na venda, depois de atingir a máxima de 3,3472 reais no dia. O dólar futuro tinha valorização de cerca de 0,80 por cento.

"O mercado se mostra cético sobre a votação neste ano", afirmou o operador de câmbio da Correparti Corretora Ricardo Gomes da Silva Filho.

Na véspera, o Palácio do Planalto, a equipe econômica e seus principais interlocutores no Congresso precisaram montar uma operação de redução de danos para tentar mostrar que ainda não há definição sobre a votação da reforma da Previdência, após o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), ter dito no final da tarde, após o fechamento dos mercados, que a apreciação da proposta ficaria para fevereiro de 2018.

No início da noite, a Secretaria de Comunicação da Presidência divulgou nota em que disse esperar a leitura do novo texto da reforma, apresentado pelo relator Arthur de Oliveira Maia (PPS-BA), para esta quinta-feira no plenário da Câmara dos Deputados.

A reforma da Previdência é considerada essencial para colocar as contas públicas em ordem e o governo vem trabalhando para tentar colocá-la em votação na Câmara dos Deputados neste ano ainda.

O Banco Central vendeu o total de até 14 mil swaps cambiais tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares, para rolagem do vencimento de janeiro. Até agora, rolou o equivalente a 7 bilhões de dólares do total de 9,638 bilhões de dólares que vencem no mês que vem.

"Se a alta do dólar ganhar corpo e ir a 3,35 reais, acredito que o BC pode tomar providências para controlar a volatilidade. Se ele não atuar, vejo espaço para a moeda norte-americana subir ainda mais", disse o operador da corretora H.Commcor Cleber Alessie Machado.

No exterior, o dólar operava praticamente estável ante uma cesta de moedas depois que Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, manteve suas previsões econômicas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário