Parlamentares querem reavaliação das normas que regem Acordo do Mercosul

Publicado em 13/11/2017 09:38

As relações comerciais do Brasil com os países do Mercosul de produtos agropecuários têm preocupado membros da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. Os deputados, integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Evair de Melo (PV-ES), Zé Silva (SD-MG) e o presidente da Comissão, Sérgio Souza (PMDB-PR), apresentaram o Projeto de Decreto Legislativo 844/17 para reavaliar as normas e os critérios que regem as relações comerciais entre os países do Bloco.

Além de tratar do comércio de leite, cujas importações estão causando prejuízos significativos à cadeia brasileira de lácteos, o Decreto Legislativo também reavalia a situação de outros produtos, como arroz, trigo, maçã e cebola.

Os deputados avaliam que há acentuados desequilíbrios de mercado no Mercosul, especialmente em relação a produtos agrícolas, por diversos fatores como a carga tributária, câmbio desfavorável, juros elevados e outros encargos que não se verificam no Uruguai, na Argentina e no Paraguai, por exemplo.

Para Evair de Melo, deve prevalecer o princípio da isonomia entre o produtor brasileiro e o produtor do Mercosul para não haver desvantagens, já que no Brasil as condições impostas ao setor produtivo rural, desde a legislação ambiental até a trabalhista, não são as mesmas dos países vizinhos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
FPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Carlos William Nascimento Campo Mourão - PR

    Eis aí a bandeira dos candidatos da eleição do ano que vem. Vão pegar votos dos trouxas prometendo novas regras para o Mercosul. O problema é antigo, que acontece desde o começo desta praga chamada Mercosul, que foi feita por industrial de São Paulo. Mandam geladeira e lamparina para os países vizinhos e em troca compramos a única coisa que eles tem, ou seja, produtos das lavouras. Acabaram com o trigo do Brasil e também com o arroz, maçã, alho, cebola. Agora chegou a vez do leite. Fica aqui o recado: não vai sobrar agricultor pra vocês pedirem voto.

    0