Secretário-geral da Opep pede que produtores de xisto dos EUA ajudem a cortar oferta
NOVA DÉLHI (Reuters) - O secretário-geral da Opep, Mohammed Barkindo, pediu nesta terça-feira que os produtores de óleo de xisto dos Estados Unidos ajudem a reduzir a oferta global de petróleo, alertando que medidas extraordinárias serão necessárias no próximo ano para o reequilíbrio do mercado no médio prazo.
"Instamos nossos amigos, nas bacias de xisto da América do Norte, a assumirem essa responsabilidade compartilhada com toda a seriedade que merece, como uma das principais lições aprendidas com o atual ciclo de fornecimento", disse Barkindo.
Os comentários do secretário da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) foram dados durante um discurso no Fórum da Energia da Índia, organizado pela CERAWeek em Nova Délhi.
"No momento, nós (Opep e produtores independentes dos EUA) concordamos que temos uma responsabilidade compartilhada em manter a estabilidade, porque eles também não estão ilesos desse impacto de queda (nos preços)", disse Barkindo.
Ele referia-se ao recuo das cotações internacionais do petróleo, a qual levou a Opep a concordar com cortes de produção no fim do ano passado.
(Por Nidhi Verma, Promit Mukherjee e Neha Dasgupta)
0 comentário

BC eleva Selic em 0,50 ponto a 14,75% e prega cautela adicional na reunião de junho

Bolsonaro participa de ato em Brasília em defesa de anistia apesar de recomendação médica

Dólar sobe pelo 3º dia seguido puxado pelo exterior e à espera do Copom

Senado aprova criação de plataforma digital para estimular avanço na pesquisa agropecuária

Fed mantém taxa de juros inalterada e cita riscos crescentes de aumento da inflação e do desemprego

CRA do Senado aprova programa de crédito e seguro para agricultores familiares