Congresso promulga PEC do fim das coligações e da cláusula de barreira

Publicado em 04/10/2017 18:01

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - O Congresso Nacional promulgou nesta quarta-feira a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim das coligações nas eleições de deputados e vereadores a partir de 2020 e também estabelece uma cláusula de desempenho para o acesso de siglas ao fundo partidário e a tempo de rádio e televisão.

Aprovada na véspera em tempo recorde pelo Senado, a proposta é a primeira a entrar em vigor na recente mobilização do Congresso para realizar uma reforma política. 

Parlamentares tentam ainda chegar a um consenso em torno da criação do polêmico fundo de financiamento eleitoral, abastecido com recursos públicos. A Câmara chegou a produzir propostas nesse sentido, mas diante da incapacidade de deputados chegarem a um acordo, o Senado tomou a frente e votou um texto prevendo a criação do fundo.

O texto já foi encaminhado à Câmara, que ainda não o votou, novamente por falta de acordo. 

As novas regras eleitorais precisam ser aprovadas pelas duas Casas do Congresso até o dia 7 para terem validade nas próximas eleições. 

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário