Ajuste das contas pode se dar por aumento de imposto ou alteração da meta, diz Jucá

Publicado em 08/08/2017 16:16

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou nesta terça-feira que o acerto das contas públicas pode ser feito por um ajuste na meta fiscal ou por meio de aumento de impostos, alternativa a que se opõe.

Em entrevista ao CB Poder, transmitida pela TV Brasília e pelas redes sociais do Correio Braziliense, Jucá reiterou que o ajuste nas contas públicas está sendo conduzido pela equipe econômica e não quis adiantar qual será a escolha do governo.

"O ministro (da Fazenda, Henrique) Meirelles está conduzindo com o ministro (do Planejamento) Dyogo Oliveira o debate de como ajustar isso. Você pode ajustar isso aumentando imposto ou pode ajustar isso ajustando o déficit. Eu não defendo aumento de impostos", disse o senador.

Questionado se haverá, então, uma alteração da meta, Jucá afirmou que o assunto deve ser discutido e que não diria o que o ministro da Fazenda irá fazer.

"Ele (Meirelles) é o comandante da equipe econômica, e é claro que a decisão é do presidente Michel."

Antes de retornar ao Senado, Jucá comandou o Ministério do Planejamento, no início do governo de Michel Temer, e mantém estreita relação com a equipe econômica.

O presidente Michel Temer admitiu mais cedo nesta terça-feira que o governo está fazendo estudos sobre as alíquotas do Imposto de Renda, mas disse que não há uma definição sobre o tema.

O governo enfrenta sérias dificuldades para equilibrar as contas públicas sob uma forte expectativa de que terá de alterar a meta fiscal deste ano, para poder ter um déficit primário maior dos que os 139 bilhões de reais previstos.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário