Agora é oficial: Maduro cometeu fraude, aliás uma fraude burra, por Clóvis Rossi

Publicado em 02/08/2017 15:30

A Smartmatic, empresa responsável pelo sistema eleitoral na Venezuela, confirmou nesta quarta-feira (2) o que o leitor da Folha sabia desde segunda-feira (31): o número de eleitores que participaram da votação que elegeu a Assembleia Constituinte no domingo (30) foi manipulado.

O governo inflou a participação em pelo menos um milhão de votantes. Em uma entrevista coletiva em Londres, o diretor-executivo da Smartmatic, Antonio Mugica, afirmou que "sem dúvida, a taxa de participação nas recentes eleições para Assembleia Nacional Constituinte foi manipulada".

Reproduzo, a propósito, o essencial da coluna postada há dois dias, na qual dizia que a ditadura venezuelana é tão absurdamente incompetente que nem mesmo uma fraude eleitoral ela é capaz de fazer bem feita.

Em vez de inflar os números de forma a demonstrar que a maioria dos eleitores comparecera, como faria qualquer ditadura das antigas, a da Venezuela anunciou que votaram 8 milhões de pessoas, o que dá 41,53% do eleitorado total (pouco menos de 20 milhões). Mesmo que fosse verdade, o governo atestou oficialmente que a maioria dos venezuelanos (os 58,5% restantes) são contra a Assembleia Constituinte.

Leia a íntegra no site da Folha de S. Paulo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário