FHC sugere que Temer deveria convocar eleições gerais antecipadas
SÃO PAULO (Reuters) - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta quinta-feira que a antecipação de eleições gerais, programadas para ocorrer apenas no ano que vem, seria um "gesto de grandeza" do presidente Michel Temer em meio à grave crise política.
Em nota enviada ao jornal O Globo, FHC afirmou que a conjuntura política do Brasil sofre fortes abalos e que o país está vivendo uma quase anomia.
"A ordem vigente é legal e constitucional...mas não havendo aceitação generalizada de sua validade, ou há um gesto de grandeza por parte de quem legalmente detém o poder pedindo antecipação de eleições gerais, ou o poder se erode de tal forma que as ruas pedirão a ruptura da regra vigente exigindo antecipação do voto", escreveu ex-presidente para o jornal.
FHC também afirmou que é preciso evitar que os próximos passos do Brasil sejam pensados apenas por interesses partidários ou personalistas.
O ex-presidente disse ainda que o PSDB deve deixar o governo Temer se a desconstrução da autoridade do presidente continuar e se houver um tentativa de atrapalhar as investigações.
"Preferiria atravessar a pinguela, mas se ela continuar quebrando será melhor atravessar o rio a nado e devolver a legitimação da ordem à soberania popular", escreveu o ex-presidente.
As principais lideranças do PSDB se reuniram na noite de segunda-feira em encontro ampliado da Executiva Nacional do partido e decidiram continuar apoiando o governo Temer.
(Por Luiz Guilherme Gerbelli)
0 comentário
Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros