FHC sugere que Temer deveria convocar eleições gerais antecipadas
SÃO PAULO (Reuters) - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse nesta quinta-feira que a antecipação de eleições gerais, programadas para ocorrer apenas no ano que vem, seria um "gesto de grandeza" do presidente Michel Temer em meio à grave crise política.
Em nota enviada ao jornal O Globo, FHC afirmou que a conjuntura política do Brasil sofre fortes abalos e que o país está vivendo uma quase anomia.
"A ordem vigente é legal e constitucional...mas não havendo aceitação generalizada de sua validade, ou há um gesto de grandeza por parte de quem legalmente detém o poder pedindo antecipação de eleições gerais, ou o poder se erode de tal forma que as ruas pedirão a ruptura da regra vigente exigindo antecipação do voto", escreveu ex-presidente para o jornal.
FHC também afirmou que é preciso evitar que os próximos passos do Brasil sejam pensados apenas por interesses partidários ou personalistas.
O ex-presidente disse ainda que o PSDB deve deixar o governo Temer se a desconstrução da autoridade do presidente continuar e se houver um tentativa de atrapalhar as investigações.
"Preferiria atravessar a pinguela, mas se ela continuar quebrando será melhor atravessar o rio a nado e devolver a legitimação da ordem à soberania popular", escreveu o ex-presidente.
As principais lideranças do PSDB se reuniram na noite de segunda-feira em encontro ampliado da Executiva Nacional do partido e decidiram continuar apoiando o governo Temer.
(Por Luiz Guilherme Gerbelli)
0 comentário
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal
Putin diz que a guerra na Ucrânia está se tornando global
Dólar fecha em alta de 0,76% em meio à escalada do conflito Rússia-Ucrânia
Taxas futuras de juros caem em dia de movimentos técnicos no Brasil e alta de yields no exterior
Bolsonaro diz que "começa a luta" na PGR após ser indiciado por golpe de Estado