Dólar sobe e vai ao patamar de R$ 3,27 com foco na cena política
Por Claudia Violante
SÃO PAULO (Reuters) - O dólar trabalhava em alta ante o real nesta segunda-feira, com os investidores cautelosos um dia antes de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começar o julgamento da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer e que pode culminar na saída do presidente.
Pesava ainda a expectativa pelo depoimento do ex-assessor especial de Temer e ex-deputado, Rodrigo Rocha Loures. Os temores eram de que, com a crise política, o andamento das reformas, sobretudo a da Previdência, no Congresso Nacional seja ainda mais afetado.
Às 10:31, o dólar avançava 0,54 por cento, a 3,2721 reais na venda. O dólar futuro tinha alta de cerca de 0,70 por cento.
"Para o mercado, pode ser mais um sinal de que a votação das reformas será mais difícil e podemos entrar num período agonizante", afirmou o diretor da corretora Mirae Asset, Pablo Spyer.
No sábado, Loures foi preso após ter perdido o foro privilegiado e deve depor à Polícia Federal nesta segunda-feira. Temer está sendo investigado no Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes, entre outros, de corrupção passiva após delações de executivos do grupo J&F, que também atingiram Loures.
Além da preocupação com eventual delação de Loures que possa comprometer ainda mais Temer, o mercado também está na expectativa pelo desfecho do julgamento da chapa no TSE no dia seguinte.
"O ambiente para a tomada de risco não é dos mais favoráveis", trouxe a corretora Guide em relatório, citando ainda o cenário exterior.
O dólar se recuperava nesta sessão das mínimas de sete meses atingida na semana passada, avançando contra o euro e uma cesta de moedas, mas ainda exposto a qualquer otimismo renovado em relação à reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) nesta semana. Também estavam de olho na eleição nacional no Reino Unido, nesta quinta-feira.
O Banco Central brasileiro não anunciou intervenção no mercado de câmbio para esta sessão, pelo menos por enquanto. Em julho, vencem 6,939 bilhões de dólares em swap cambial tradicional, equivalente à venda futura de dólares.
0 comentário
À espera de tarifas de Trump, líder chinês faz ofensiva diplomática em cúpulas globais
Arrecadação federal em outubro fecha com maior resultado em 30 anos
Ibovespa cai pressionado por Vale enquanto mercado aguarda pacote fiscal
Agricultores bloqueiam acesso ao porto de Bordeaux para elevar pressão sobre governo francês
Dólar tem leve alta na abertura em meio à escalada de tensões entre Ucrânia e Rússia
China anuncia medidas para impulsionar comércio em meio a preocupações com tarifas de Trump