João Santana cita Lula e diz que decisões dependiam 'da palavra final do chefe'

Publicado em 11/05/2017 18:30

O marqueteiro João Santana afirmou em delação premiada à Procuradoria-Geral da República que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha conhecimento dos pagamentos "por fora" feitos à empresa dele no exterior.

Segundo João Santana, responsável pelas campanhas eleitorais a presidente de Lula em 2006 e 2010 e de Dilma Rousseff em 2014, o ex-ministro Antonio Palocci sempre afirmava que as "decisões definitivas" dependiam da "palavra final do chefe".

Santana disse ter participado de encontros com Palocci nos quais disse ter ficado "claro" que Lula "sabia de todos os detalhes, de todos os pagamentos por fora recebidos pela Pólis [a empresa de Santana]".

Leia a notícia na íntegra no site do G1

João Santana diz ter sido levado a sauna para acertar caixa 2 com Delcídio

O marqueteiro João Santana relatou em delação premiada ter acertado dentro de uma sauna o pagamento por meio de caixa 2 por serviços prestados para a campanha ao Senado, pelo Mato Grosso do Sul, do então petista Delcídio do Amaral – em 2015, Delcídio foi preso pela Operação Lava Jato e, em 2016 teve o mandato de senador cassado.

Nesta quinta-feira, o ministro Edson Facchin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, determinou a retirada do sigilo das delações premiadas do casal de marqueteiros João Santana e Mônica Moura. Os dois são investigados por indícios de terem recebido dinheiro de caixa 2 por trabalhos em campanhas eleitorais. O ministro também retirou o sigilo da delação de André Luis Reis Santana, funcionário do casal.

Segundo o documento da delação, durante uma conversa na casa de Delcídio, Santana foi convidado, "de forma inusitada", a ir para a sauna, "pois claramente Delcídio do Amaral visava preservar informações quanto a valores e forma de pagamento". De acordo com o documento, o então candidato pretendia acertar o pagamento de forma não oficial em uma conta no exterior.

Leia a notícia na íntegra no site do G1

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário