Dilma sabia de caixa 2 em campanha à reeleição, diz mulher de João Santana

Publicado em 25/04/2017 07:40

LOGO REUTERS

BRASÍLIA (Reuters) - A empresária Mônica Moura, mulher do marqueteiro João Santana, afirmou em depoimento nesta segunda-feira que a ex-presidente Dilma Rousseff sabia do esquema de caixa 2 em sua campanha à reeleição, disse uma fonte que teve acesso ao relato feito por ela no processo que investiga se a chapa Dilma-Temer cometeu abuso de poder político e econômico.

Segundo relato da fonte, que falou com a Reuters sob a condição do anonimato, Mônica declarou que Dilma teve conhecimento dos pagamentos irregulares feitos à sua campanha. A empresária detalhou as tratativas que ocorreram entre as partes.

Em nota, assessoria de imprensa de Dilma afirmou que João Santana e Mônica Moura "faltaram com a verdade" no depoimento, "fazendo afirmações desprovidas de qualquer fundamento ou prova".

"Dilma Rousseff nunca negociou diretamente quaisquer pagamentos em suas campanhas eleitorais, e sempre determinou expressamente a seus coordenadores de campanha que a legislação eleitoral fosse rigorosamente cumprida respeitada", acrescentou.

Mônica Moura, João Santana e o funcionário do casal André Santana depuseram por mais de cinco horas no processo conduzido pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Herman Benjamin. O magistrado foi pessoalmente a Salvador para colher o depoimento sigiloso do trio, que falou no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

Mônica era encarregada de gerenciar a parte financeira do trabalho do marido, que foi o publicitário responsável por cuidar das campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (2006) e Dilma Rousseff (2010 e 2014).

Os três depoentes da ação tiveram homologados no início do mês acordos de delação premiada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O casal já havia confessado na semana passada, em audiência ao juiz Sérgio Moro, que em todas as campanhas para as quais trabalhou houve caixa 2.

(Por Ricardo Brito)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário