Boletim Focus reduz estimativas para taxa básica de juros e vê Selic a 9% em 2017
SÃO PAULO (Reuters) - O grupo que mais acerta as previsões na pesquisa Focus do Banco Central reduziu as perspectivas para a taxa básica de juros tanto neste ano quanto no próximo, depois que o BC indicou que o cenário básico é de antecipação do ciclo de queda dos juros.
O Top-5, que reúne as instituições que mais acertam as projeções, reduziu a expectativa para a Selic em 2017 a 9 por cento, de 9,50 por cento anteriormente. Para 2018, a projeção caiu ainda mais, a 8,75 por cento ante 9,25 por cento.
No levantamento geral divulgado nesta segunda-feira, não houve alterações, com a perspectiva para a Selic sendo de 9,25 por cento ao final de 2017 e 9,0 por cento em 2018.
O BC afirmou que uma intensificação do ritmo de corte nos juros básicos equivale a maior grau de antecipação desse ciclo de flexibilização, segundo ata da última reunião, reforçando que pode acelerar o passo em breve.
Para a inflação, a pesquisa com uma centena de economista não teve mudanças, com a alta do IPCA estimada em 4,36 por cento este ano e em 4,50 por cento no próximo. Para ambos, a meta oficial de inflação é de 4,5 por cento, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual.
Por sua vez, as estimativas para a atividade econômica melhoraram ligeiramente, com a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2017 calculada em 0,49 por cento, 0,01 ponto percentual a mais, acelerando em 2018 a 2,39 por cento, 0,02 ponto acima da semana anterior.
0 comentário
Presidente do Fed de Chicago diz que pode ser necessário diminuir ritmo de cortes de juros
À espera de tarifas de Trump, líder chinês faz ofensiva diplomática em cúpulas globais
Arrecadação federal em outubro fecha com maior resultado em 30 anos
Ibovespa cai pressionado por Vale enquanto mercado aguarda pacote fiscal
Agricultores bloqueiam acesso ao porto de Bordeaux para elevar pressão sobre governo francês
Dólar tem leve alta na abertura em meio à escalada de tensões entre Ucrânia e Rússia