Índices acionários da China recuam em meio a preocupações com a liquidez
XANGAI/TÓQUIO (Reuters) - Os mercados acionários da China caíram nesta quinta-feira, com os compradores recuando diante da especulação de uma possível alta dos juros nos Estados Unidos neste mês e das preocupações de que a liquidez pode diminuir com as medidas de Pequim contra a alavancagem.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,66 por cento, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,50 por cento.
O índice de blue-chips CSI300 avançou cerca de 20 por cento no ano passado com sinais de recuperação econômica, sustentado pelo estímulo fiscal de Pequim e esforços para fechar empresas "zumbis".
Mas a alta diminuiu nos últimos meses, sugerindo que novos ganhos poderiam ser limitados.
Se os EUA elevarem novamente os juros neste mês, isso pode desencadear novas saídas de capital e prejudicar a liquidez doméstica, que já está sob pressão pela campanha de "desalavancagem" de Pequim, disse o estrategista da Haiyuan Securities Yang Hai.
Já o índice MSCI avançava, com os investidores encorajados pelo tom menos combativo do presidente dos EUA, Donald Trump, em seu primeiro discurso no Congresso, o que impulsionou Wall Street.
O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha alta de 0,19 por cento às 7:38 (horário de Brasília), enquanto o índice Nikkei do Japão subiu 0,88 por cento, tendo atingido a máxima de 14 meses durante a sessão.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,88 por cento, a 19.564 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,20 por cento, a 23.728 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,50 por cento, a 3.230 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,66 por cento, a 3.435 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,53 por cento, a 2.102 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,18 por cento, a 9.691 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,44 por cento, a 3.136 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 1,26 por cento, a 5.776 pontos.
(Por Hideyuki Sano, Luoyan Liu e John Ruwitch)
0 comentário

Ibovespa avança com Petrobras em meio a noticiário corporativo intenso; GPA desaba mais de 20%

Cotação mais baixa de commodities pode impactar arrecadação do governo, diz Ceron

Wall Street cai após últimas ameaças de tarifas de Trump

Wall St abre em baixa com novas ameaças de tarifas; Ford retira previsão

Moody's prevê inflação de 30% na Argentina até o final do ano

Ibovespa avança puxado por Petrobras